Divulgação

Quatro investigadores do NemaLab/ICAAM - Professor Manuel Mota, Doutora Cláudia Vicente, Margarida Espada e Jordana Branco - participaram no 2º Simpósio SCAP de Proteção das Plantas (8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Fitopatologia e 11º Encontro Nacional de Proteção Integrada), em Santarém.  Foi realizada uma comunicação oral (Professor Manuel Mota) e duas comunicações em painel (Professor Manuel Mota; Cláudia Vicente e Jordana Branco, na imagem) relativos a trabalhos de investigação realizados no NemaLab. O congresso decorreu na Escola Superior Agrária de Santarém, nos dias 26 e 27 Outubro de 2017.   

Publicado em 30.10.2017

Irá decorrer no próximo dia 31 de Outubro, na Universidade de Évora – Pólo da Mitra, um workshop em Microbiómica aplicada à Agricultura e Florestas, com a participação de Investigadores do Biocant e ICAAM.

O evento não necessita de inscrição prévia e é aberto a toda a comunidade científica e alunos da Universidade de Évora. Decorrerá no Pólo da Mitra, Anfiteatro 202 (Anel), às 14h30.

Organização: Biocant (Conceição Egas, PhD) e ICAAM/NemaLab (Professor Manuel Mota)

Em 31.10.2017 | 14:30

O Professor Manuel Mota, pertencente ao Departamento de Biologia (U. Évora) e membro do ICAAM, participou no XXXIV Congresso Brasileiro de Nematologia realizado em Vitória (Espírito Santo) com uma comunicação oral. O evento, realizado de 3 a 7 de julho, reuniu investigadores, estudantes (na imagem com alunos da Universidade Federal de Viçosa onde o Professor Mota lecionou nos últimos dois meses, ao abrigo do Programa Erasmus Mundus para Docentes) e profissionais de diferentes regiões do Brasil que discutiram sobre os desafios e o futuro da Nematologia brasileira. 

Publicado em 11.10.2017

O Dr. Vladimir Gaar é o actual chefe do Laboratório de Nematologia do Central Institute for Supervising and testing in Agriculture (CISCA), em Praga. As suas actividades centram-se no serviço de diagnóstico de nematodes fitoparasitas e de quarentena, focando-se essencialmente nas espécies de nematodes dos quistos (Globodera spp.) na batateira, no género Ditylenchus em diversas culturas hortícolas e na intercepção do nemátode da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus) em amostras de madeira provenientes de outros países. Participa como representante da Républica Checa na Comissão Permanente Fitossanitária da União Europeia. De entre as diversas publicações, destacam-se algumas em co-autoria com membros do ICAAM. Visitou o NemaLab nos dias 18 e 19 de Setembro onde deu uma conferência aberta intitulada “The Checz plant nematode diagnostic and quarantine experience”. Seguiu-se a vista ao Laboratório de Nematologia do INIAV-Oeiras, onde visitou outros laboratórios e deu uma conferência aberta sobre o mesmo tema.

18-19 Setembro 2017, ICAAM-Mitra    

Publicado em 10.10.2017

O NemaLab oferece serviços de diagnóstico de nemátodes fitoparasitas, que afetam cultutras agro-florestais (exº culturas de batata, vinha, pinheiro) e o sector do turismo (exº., campos de golfe) para particulares ou empresas. Somos um laboratório creditado pela DGAV na análise do nemátode da madeira do pinheiro (há mais de 14 anos) e de nemátodes vectores de vírus em vinha (Xiphinema spp.). O nemátode das galhas (Meloidogyne spp.) e nemátode dos quistos (Globodera spp.) que causam problemas na batateira e tomateiro podem também ser diagnosticados.   

  • Serviços de identificação morfológica e/ou molecular (varia o preço consoante o tipo de análise)
  • Preço sob-consulta para volume de amostras.
  • Serviços de consultoria técnico-científica.
Publicado em 20.07.2017

Dois investigadores ICAAM e bolseiros Post-doc FCT, Doutora Cláudia Vicente e Doutor Carlos Gutiérrez-Gutiérrez e uma estudante de doutoramento FCT/ICAAM, Margarida Espada, participaram no passado mês de Junho, no congresso internacional da Mediterranean Phytopathological Union. Foram realizadas duas comunicações orais (Cláudia Vicente e Margarida Espada) e dois posters (Cláudia Vicente e Carlos Gutiérrez-Gutiérrez) relativos a trabalhos de investigação realizados no NemaLab.  O congresso decorreu em Córdoba (Espanha) nos dias 20 a 23 Junho 2017.

Para mais informações ver em detalhe na página do congresso: http://mpucordoba.mpunion.eu

Publicado em 20.07.2017

Save the date!

Professor Manuel Mota, docente do Departamento Biologia e investigador do ICAAM (UÉ) faz parte da comissão científica do Congresso.

Submisão de comunicações até 31 Julho 2017.

Para mais informações visitar a página http://pdp2017.webnode.pt

Escola Superior Agrária de Santarém

De 26.10.2017 a 27.10.2017

Save the date!

Depois da última edição na Universidade do Minho (Braga), a Conferência Europeia de Nematologia regressa em 2018 à Universidade de Ghent, na Bélgica. 

De 9 a13 de Setembro 2018.

Mais informações em: https://www.esn-online.org/conference

Ghent (Bélgica)

 

De 09.09.2018 a 13.09.2018

Save the date!

Mais informações em http://www.ismpmi.org/Congress/2019/Pages/default.aspx

De 14-18 Julho 2019

Glasgow,Scotland

De 14.07.2019 a 18.07.2019

Investigadora do NemaLab Margarida Espada visita The Baum Lab com o objectivo de colaboração na sua tese de Doutoramento. A equipa do "The Baum Lab" é reconhecida na comunidade cientifica de Nematologia por ter desenvolvido uma técnica de micro-aspiração que permite a separação de células glandulares de nemátodes para posterior sequenciação por NGS. 

Publicado em 07.04.2017