Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada

O laboratório desenvolve as suas actividades no âmbito da fisiologia aplicada, em particular os mecanismos adaptativos e integrativos.

• A Fisiologia Adaptativa inclui 1) as adaptações inerentes, tais como as relacionados com o desenvolvimento, o envelhecimento e condições fisiopatológicas e 2) as adaptações ao ambiente externo, como as que ocorrem devido a alterações térmicas, ao efeito de xenobióticos, etc.
  • A Fisiologia Integrativa inclui 1) a integração horizontal, entre os sistemas de órgãos e 2) a integração vertical, da molécula, à célula, ao órgão, aos sistemas de órgãos até ao organismo.
Responsável: Fernando Capela e Silva [fcs@uevora.pt]

Equipa

Contactos e Horário

Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada, ICAAM
Universidade de Évora – Pólo da Mitra
Apartado 94
7006-554 Évora

Áreas de Investigação

• Homeostase dos tecidos e biomarcadores da função dos tecidos, de lesão e de reparação.
  • Plasticidade morfológica e fisiológica em ambientes variáveis do ponto de vista térmico. Biomarcadores de stresse térmico sazonal.
  • Caracterização do proteoma salivar na saúde e na doença.
  • Influência da saliva na sensibilidade gustativa e na percepção oral, e a sua influência nas preferências e escolhas alimentares.
  • Estudos sobre os efeitos do tipo de dieta e de factores hormonais nas adaptações morfofisiológicas das glândulas salivares maiores e menores e dos tecidos da cavidade oral.

Técnicas

Cromatografia (LC-MS, HPLC), Microscopia fotónica e electrónica (de transmissão e de varrimento), Citometria de fluxo, ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay), Imuno-histoquímica, Electroforese bi-dimensional SDS-PAGE, Western blotting.