Laboratório de Reprodução e Lactação

O laboratório localiza-se no Edifício do Hospital Veterinário da Universidade de Évora, no Pólo da Mitra. É constituído por 2 salas, uma mais vocacionada para a reprodução no macho (Andrologia) e outro na fêmea (Ginecologia). Dispõe ainda de uma sala em anfiteatro de manipulação de reprodutores. É uma infraestrutura polivalente prestando apoio aos ensinos, à investigação e à prestação de serviços.

Responsável: Rui Charneca [rmcc@uevora.pt]

Equipa

José Luís Tirapicos Nunes (Professor Associado com Agregação

Elisa Maria Varela Bettencourt (Professor Auxiliar)

Ricardo Jorge da Costa Trindade Palmeiro Romão (Professor Auxiliar)

Contactos e Horário

Laboratório de Reprodução e Lactação, ICAAM
Universidade de Évora – Pólo da Mitra
Apartado 94
7006-554 Évora

Telefone: 266 760 885

Os principais serviços externos prestados pelo Laboratório incluem a realização de exames andrológicos e ginecológicos das várias espécies domésticas (realizados no próprio laboratório ou em ambulatório) e o controlo da reprodução e o diagnóstico de gestação das fêmeas domésticas. De forma agregada em exames andrológicos ou separadamente também se realizam colheitas de sémen e espermogramas.

Para mais informações relativas aos serviços prestados contacte por favor o Hospital Veterinário da Universidade de Évora  .

Principais temas de investigação:

Técnicas auxiliares de reprodução assistida de ruminantes

Técnicas auxiliares de reprodução assistida de equinos

Técnicas auxiliares de reprodução assistida de suínos

Estudo da produção e composição de colostro e leite de porca

O Laboratório presta apoio a aulas teórico-práticas e práticas nas áreas da Reprodução Animal, Ginecologia, Andrologia e Obstetrícia de e Sistemas de Produção Animal, dos seguintes cursos: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia Animal e Agronomia.