Laboratório de Hidrologia e Hidraúlica

Responsável: Ana Cristina Gonçalves [acag@uevora.pt]

Contactos e Horário

Endereço: Universidade de Évora – Apartado 94 - Pólo da Mitra – 7002-554 ÉVORATelefone: 266 760823 (Ext: 4388)

(principais análises efectuadas)
1. Determinação de Humidade;2. Determinação de PF`s;3. Determinação de Densidade Aparente;4. Análise Lotes Texturais;5. Condutividade Eléctrica

O Laboratório de Hidrologia e Hidraúlica, através dos seus Colaboradores desenvolve a sua actividade em três vertentes distintas:

1. Em Laboratório realizando um conjunto de análises e determinações laboratoriais na esfera de acção da física dos solos;
  2. Em Ensaios em Campos de Experimentação e Investigação apoiando os diferentes Projectos desenvolvidos pelo Corpo Docente e pelos Alunos durante a dissertação de Teses;
  3. No apoio às Aulas teóricas/práticas no âmbito do Departamento de Engenharia Rural.

Associado a estas vertentes, à que acrescentar todo o trabalho oficinal de apoio, desenvolvido na Oficina contígua ao Laboratório.
Equipamento:
- Sedimentógrafo; Estufas de Secagem; Placas de PF; Condutivímetro;- Simulador de Chuva; Canal de Rega (Indoor e Outdoor);- Sondas TDR; Tensiómetros; Enviroscan;- Cápsulas Porosas;- Sonda Pneumática;- Sistema de Aquisição de Dados (DataLogger, Sensor de Infravermelhos, Termohigrómetro,GPS)- Sonda medidora de Fluxo de Seiva;- Anéis e Talhões de escoamento;- Sistema Cabo-Rega;- GPS;- Center-Pivot.

O Laboratório de Hidrologia e Hidraúlica dá apoio à componente teorica e prática das aulas do Departamento de Engenharia Rural.