Laboratório de Tecnologia e Pós-Colheita

Responsável: Ana Elisa Rato [aerato@uevora.pt]

Contactos e Horário

Edifício António Santos Júnior ("Edificio novo" do Pólo da Mitra)  - Laboratórios nº 205 e nº 206

Telefone: +351 266 760822

O Laboratório de Tecnologia e Pós-Colheita oferece os seguintes serviços:

• Determinações de textura com recurso ao Texturómetro, sendo possível a realização de diversos testes: TPA, penetração, punção, corte, teste de Warner Bratzler…
  • Estudo do impacto mecânico;
  • Avaliação de danos mecânicos e da perda de peso ao longo da conservação;
  • Determinação de cor;
  • Determinações químicas: acidez titulável, pH, aromas, Sólidos solúveis totais
  • Avaliação sensorial
  • Determinação da taxa respiratória, produção de etileno e teor de Ca.

Procura-se através da investigação desenvolvida no laboratório de Tecnologia e pós-colheita, desenvolver estudos de qualidade de produtos alimentares com relevo para os frutos de produção regional ameixa, melão, cereja, uva de mesa e para vinho. O comportamento pós-colheita dos referidos frutos tem sido alvo de estudos, quer nos aspectos práticos de aumento da sua vida útil com recurso a películas de síntese e a películas edíveis, nomeadamente em ameixas ‘Rainha Cláudia Verde’ e uvas ‘Red Globe’, e de diferentes temperaturas de conservação, por outro lado com estudos de carácter fisiológico como taxa respiratória, produção de etileno, conteúdo em Ca.Procra-se também alcançar um maior conhecimento da textura de diferentes produtos alimentares, carne, produtos cárnicos, queijo, para definição de qualidade.

Equipamento:

• Texturómetro TA_Hdi da Stable Micro Systems e correspondente programa “Texture Expert”;
  • Dispositivo de Ensaio de Impacto Mecânico”, com patente registada na Universidade Politécnica de Madrid, Laboratorio de Propiedades Físicas y Tecnologías Avanzadas en Agroalimentación (LPF-TAG);
  • Colorímetro Minolta CR-200  (sistema CIELab);
  • Refractómetro digital Atago, modelo PR-101;
  • Titulador Crison Compact Titrator;;- Nariz Electrónico (não se encontra no laboratório mas é utilizado perla equipa)
  • Diverso equipamento portátil para avaliação de propriedades mecânicas (Chatillon DFM Digital Force Meter, penetrometros, Durofel, etc.).