Laboratório de Nematologia (NemaLab)

O laboratório de Nematologia (NemaLab), que em 2018 celebra 20 anos de existência formal, tem como objectivo o estudo de nemátodes fitoparasitas que afectam plantas de elevado valor económico (videira, batata, pinheiro-bravo), com interesse especial nas suas interações com os hospedeiros e outros microorganismos (como as bactérias) e explorar possíveis métodos de biocontrolo.

Site próprio: http://www.icaam.uevora.pt/nemalab

Responsável: Manuel Mota [mmota@uevora.pt]

Equipa

Responsável:  

  • Manuel Galvão de Melo e Mota, Professor Associado com Agregação

Membros:

  • Cláudia Vicente, PhD, Investigador Post Doc FCT (ICAAM)
  • Carlos Gutierrez, PhD, Investigador Post Doc FCT (ICAAM)
  • Margarida Espada, PhD, Bolseira Post Doc de Projecto FCT (ICAAM)
  • Paulo Vieira, PhD, Investigador Post Doc (ICAAM; Virginia Tech; Floral And Nursery Plant Research Unit, USDA)
  • Jordana Branco, MSc, Bolseira de Projecto FCT (ICAAM; FCUL)
  • Pedro Barbosa, Bolseiro de Doutoramento FCT (ICAAM)
  • Marina Quadrado, Estudante de Mestrado
  • Mª Inácia Ferreira, Assistente De Laboratório (UÉ)

Membros externos:

  • Carla Pimentel, PhD, Investigador Post Doc FCT (ISA; ICAAM)

Contactos e Horário

CONTACTOS E HORÁRIO

nemalab@uevora.pt  ou mmota@uevora.pt

No geral, entre as 09H30 e 18H30.

DIAGNÓSTICO DE NEMÁTODES FITOPARASITAS 

O NemaLab oferece serviços de diagnóstico de nemátodes fitoparasitas, que afectam sistemas agro-florestais (culturas de batata e outras hortícolas, vinha, pinheiro) e o sector do turismo (exº., campos de golfe) para particulares ou empresas. Somos laboratório creditado pela DGAV na análise do nemátode da madeira do pinheiro (há quase 20 anos) e de nemátodes vectores de virus  em vinha (Xiphinema e Longidorus spp.). O nemátode das galhas (Meloidogyne spp.) e nemátode dos quistos (Globodera e Heterodera spp.) que causam problemas na batateira e tomateiro podem também ser diagnosticados.  

  • Serviços de identificação morfológica e/ou molecular (varia o preço consoante o tipo de análise)
  • Preço sob-consulta para volume de amostras.
  • Serviços de consultoria técnico-científica

Para mais informações contacte nemalab@uevora.pt ou mmota@uevora.pt

O laboratório de Nematologia (NemaLab) tem como objectivo o estudo de nemátodes fitoparasitas que afectam plantas de elevado valor económico (videira, batata, pinheiro-bravo), com interesse especial nas suas interações com os hospedeiros e outros microorganismos (como as bactérias) e explorar possíveis métodos de biocontrolo.

- Interacção nemátode-hospedeiro  - Identificação de nemátodes vectores de vírus (família Longidoridae) que afectam a vinha em Portugal  - Interacção nemátode-microorganismos  - Linhas de investigação anteriores

O Laboratório de Nematologia colabora desde 1995 com o Dept. de Biologia (e outros) da EU no apoio a diversas aulas nas áreas da Zoologia (Nematologia) e outras (Projecto), tanto a nível de graduação (Licenciatura em Biologia) como de pós-graduação (mestrados, incluindo mestrado europeu Erasmus Mundus “EUMAINE”), participando e apoiando a realização de trabalhos ao nível de graduação (trabalhos de fim de curso), mestrado (tese), doutoramento (dissertação) e pós-doutoramento.