Biociência Animal

Objetivos

O principal objetivo do Grupo de Investigação em Biociência Animal é contribuir para a sustentabilidade do setor pecuário nas áreas da Fisiologia e Biologia Funcional de Sistemas, Nutrição, Genética, Comportamento, Saúde e Bem-Estar.

Seguindo uma abordagem orientada para os problemas, a investigação no Grupo Biociência Animal envolve o estudo de todos os aspetos da biologia de animais de produção e de companhia, assim como de espécies silvestres e de laboratório que permitem abordar questões fundamentais relacionadas com a biologia dos primeiros.

A investigação realizada enfatiza a natureza integradora dos sistemas biológicos e o uso de técnicas experimentais para a sua caraterização a nível molecular, celular, de tecidos, organismos e populações, de modo a:

1. Aumentar a eficiência e biosegurança da utilização dos recursos e reduzir os impactos ambientais dos sistemas de produção;
  2. Melhorar o bem-estar animal e proteger a saúde animal, humana e do ambiente.

Linhas de Investigação

1. Fisiologia da Produção e Adaptação
1.1 Ecologia do Pastoreio: Comportamentos e Adaptação

A produção animal em regime extensivo constitui uma das principais fontes de rendimento nos ecosistemas mediterrânicos, caraterizados por verões extremamente quentes e secos com vagas de calor frequentes. Esta linha de investigação dedica-se ao estudo das estratégias de alimentação e termoregulação dos animais, pretendendo encontrar biomarcadores de monitorização do estado fisiológico e de doenças, assim como melhorar a gestão da dieta/ecossistemas e do bem-estar dos animais.

1.2 Reprodução, Biotecnologias da Reprodução e Lactação

A produção de raças autóctones assume uma importância vital nos sistemas agro-silvo-pastoris mediterrânicos. Esta linha de investigação desenvolve estudos sobre a melhoria da eficiência reprodutiva, a avaliação da produção, qualidade e consumo de colostro,  e os respetivos efeitos sobre a fisiologia e sobrevivência dos recém-nascidos.

Esta linha de investigação dedica-se ainda à criopreservação de semen e embriões produzidos in vivo  and in vitro , assim como ao melhoramento de técnicas de reprodução assistida.

2. Saúde Animal e Humana e Biosegurança
2.1 Tendências em Doenças Infecciosas e Parasitárias de Animais

Esta linha de investigação foca-se no estudo das doenças parasitárias e infecciosas mais relevantes, quer devido ao seu potencial zoonótico, à sua expansão geográfica, à existência de reservatórios em animais silvestres ou ao elevado impacto económico na agricultura mediterrânica, quer pela complexidade dos ciclos epidemiológicos das doenças transmitidas por vetores.

2.2 Patologia, Toxicologia e Biomarcadores na Saúde e na Doença

Os tópicos investigados por esta linha de trabalho incluem: (i) estudos que relacionam os níveis de bioaerosóis, parâmetros meteorológicos e sintmoas alérgicos; identificação e caraterização molecular dos alergénios mais frequentes e desenvolvimento de imunoterapias específicas e eficazes; (ii) identificação de biomarcadores em biofluidos animais e humanos, que se relacionem com a ingestão de alimentos, o estado nutricional e efeitos xenobióticos, assim como com finalidade diagnóstica, prognóstica ou preditiva.

Outras Informações