Os nossos projetos (DESTAQUE)

O Projeto Save Meat Products faz parte do GRUPO OPERACIONAL ID 77 - Segurança & Qualidade dos Produtos Cárneos Transformados,financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2021 (Portugal 2020) - PDR2020-1.0.1-FEADER-031359

Tem como parceiros do projeto:

    • Faculdade de Medicina Veterinária - CIISA - Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal
    • Coop. Agricola Boticas Capolib, CRL
    • A. N. Criadores Suinos Raça Bisara
    • Soc. Pro. Com. Prod. Alimentares. Lda.
    • C. E. R. C. Inadaptados Cascais, CRL
    • Universidade Católica Portuguesa
    • Universidade de Évora  - ICAAM -Instituto de CIâncias Agrárias e Ambientais Mediterrânicas
    • Univ. Trás os Montes e Alto Douro
    • Irmãos Monteiro, SA

SITE PRÓPRIO: https://www.safemeatprod.com/

O projeto de Investigação denominado “ECOMONTADO XXI – A Agroecologia aplicada ao design do Montado Novo”, com referência PDR2020-101-031149 cofinanciado pelo FEADER através do Programa “Grupos Operacionais” teve o seu início a 1 de Janeiro de 2017 e decorrerá até final de Dezembro de 2021.

O projecto é coordenado pela Sociedade Agrícola do Freixo do Meio (SAFM) e conta como parceiros com:

  • Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes (APFC)
  • Universidade de Évora – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM)
  • Herdade Machoqueira do Grou CRL

A Universidade de Évora, através do ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) participa no, projeto   H2020
HNV-LINK .

SITE: http://www.hnvlink.eu/

O projeto SPARKLE tem financiamento Europeu (ERASMUS +) e conta com 12 parceiros de Universidades,empresas e proprietários.

O projeto SPARKLE procura derrubar as barreiras entre a inovação em empreendedorismo e agricultura de precisão sustentável (SPA) e os diferentes parceiros envolvidos -  investigadores, empresas agrícolas (PME) e estudantes.

SITE: http://sparkle-project.eu/

O Sabor Sur  é um projeto transfronteiriço, cofinanciado pelo POCTEP - Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal, Eixo Prioritário 2 - Crescimento integrado através da Cooperação Transfronteiriça a favor da competitividade empresarial e com o Objetivo de melhorar as condições necessárias e propicias à criação de novas iniciativas empresariais das Pequenas e Médias Empresas.

Com uma duração de 26 meses, o SABOR SUR  tem como principal objetivo o desenvolvimento de produtos e serviços para os mercados da hotelaria e agroalimentar, através da promoção de sinergias entre universidades e empresas do setor.

O projeto Alentejo Circular definiu como missão a sensibilização e mobilização dos agentes económicos das fileiras do azeitevinho  e suinicultura  da Região Alentejo para a adoção do modelo económico circular.

http://alentejocircular.uevora.pt/

TrustEE é um projecto financiado pela Comissão Europeia – Programa 2020, com duração de 3 anos (Fev. 2016 – Jan. 2019), que tem como principal objectivo a definição e implementação de um modelo de financiamento baseado no mercado para medidas de eficiência energética e sustentabilidade dos processos industriais, que reúna recursos financeiros numa larga base de investidores e garanta capital de investimento para pequenas e médias empresas (PMEs). Pretende contribuir para o desenvolvimento e implementação das energias renováveis e aumentar a eficiência energética nas PMEs industriais, contribuindo assim para as metas estabelecidas no plano europeu sobre alterações climáticas.

SAGRI - Skills Alliance for Sustainable Agriculture

O objetivo principal do projeto SAGRI é procurar fornecer a agricultores e outros agentes agrícolas, conhecimento, ferramentas e competências no campo da tecnologia agro-ambiental que contribuam para uma agrícultura sustentável.

http://www.sagriproject.eu/

O projeto NEWBIE é um projeto com financiamento H2020 e que envolve 11 parceiros Europeus, desde consultores agrícolas, investigadores e ONG's. Este projeto procura aliar a inovação e a investigação cientifica no apoio a novas empresas ou à incubação de novas empresas no sector agrícola. 

Site | http://www.newbie-academy.eu/

Duração: 48 meses [2018-2021]

A utilização de Esteva na alimentação de ruminantes,foi o tema que conduziu ao projeto CistusRumen, que conta com a participação de investigadores e técnicos de várias instituições: Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) – Polo Santarém, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM-UÉvora), Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro e Associação para o Desenvolvimento do Património de Mértola (ADPM).

Site: http://cistusrumen.pt/