Day by Day ICAAM

daybyday4

7 de Novembro de 2017 - Última Lição do Professor Afonso de Almeida

jose_antunes_afonso_almeida_fotoPessoa

Perante uma sala com centenas de pessoas, o Prof. Afonso de Almeida proferiu a ultima lição que marcou a sua jubilação como Professor Catedrático da Universidade de Évora. A lição sobre ética animal foi um momento importante para todos os que não quiserem perder a oportunidade homenagear este importante académico da Universidade e o primeiro Diretor do ICAAM..

 

3 de Novembro 2017 - Lançamento do Sub Office da Unimed - Food and Water na Universidade de Évora

colagem_lançamento

No dia 3 de novembro de 2017, pelas 16h00, teve lugar uma sessão de lançamento que marcou a criação do Gabinete de União das Universidades do Mediterrâneo (UNIMED) na Universidade de Évora, tendo sido apresentada a Sub-Rede da UNIMED sobre "Água e Alimentação", integrada por parceiros de nove países (Argélia, Chipre, Itália, Jordânia, Palestina, Portugal, Espanha e Turquia) e liderada pela Universidade de Évora.

Esta Sub-Rede tem como objetivo abordar questões transversais de crescente importância na região do Mediterrâneo, com enfoque nos sistemas agrícolas e na sua resiliência no contexto das alterações climáticas, na gestão estratégica e sustentável da água, no uso de metodologias inovadoras para a monitorização e na recuperação de terras degradadas. Da mesma forma, a rede assume outros desafios, desde a incorporação de bioenergia e a integração das cadeias de valor agro-industriais, à integração territorial numa perspectiva transversal ao desenvolvimento rural.

Mais informações aqui

 

2 de Novembro 2017 - Investigadoras do ICAAM estiveram no Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura com o projeto OLEAVALOR

BeFunky Collage

O Projeto “OLEAVALOR” - Valorização das Variedades de Oliveira Portuguesas, que tem como Investigador Responsável o  Professor Augusto Peixe, iniciou-se em Julho de 2016,e é cofinanciado pelo FEDER através Programa Alentejo 2020.

No âmbito das atividades de divulgação previstas, as investigadoras Hélia Cardoso e Isabel Velada, participaram no 1º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura 2017, que teve lugar no ISCTE (Lisboa) no passado dia 2 de Novembro. 

Hélia Cardoso participou com uma comunicação oral intitulada "Enraizamento adventício em oliveira (Olea europaea L.) – novas abordagens para monitorização da eficiência do processo" e com um e-Poster intitulado "Genetic diversity assessment in portuguese Olea europaea  L. cultivars using the combinatorial b-tubulin-based polymorphism (CTBP) marker system". 

Isabel Velada participou com um e-Poster intitulado "Enraizamento Adventício em Olea europaea L. cv. ‘Galega Vulgar’ – expressão dos genes que codificam proteínas transportadoras de influxo/efluxo das auxinas."

 

31 de Outubro - WORKSHOP DE MICROBIÓMICA

foto3

Na tarde do dia 31 de Outubro decorreu, no pólo da Mitra da Universidade de Évora, um workshop sobre Microbiómica. Este evento contou com 33 participantes de várias Instituições que trabalham e investigam nesta área, nomeadamente a BioCant, ILC e o IGC, para além dos investigadores do ICAAM.

Organizado pela equipa do laboratório de Nematologia, liderado pelo prof. Manuel Mota, o workshop abordou as possibilidades e desafios da microbiómica através da apresentação e discussão de diversos trabalhos em curso, permitindo um aprofundar do tema e o aparecimento de futuras parcerias

 

16 de Outubro - Lançamento da Iniciativa Km0 em Évora, no dia Mundial da Alimentação

Logo Km0 Évora

Foi na Associação Comercial de Évora que se lançou a iniciativa KM0 - Évora. Esta iniciativa é o resultado de uma parceria entre o ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, o MARÉ – Mercado Abastecedor da Região de Évora, a Associação Comercial de Évora, o Turismo do Alentejo, ERT., a Câmara Municipal de Évora, a GESAMB - Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, e a EPRAL – Escola Profissional da Região Alentejo.

O Km0 é um conceito que foi criado em Itália, pela Slow Food, e tem vindo a espalhar-se um pouco por todo o mundo como característica distintiva da restauração de qualidade, suporte da identidade e atractividade dos territórios. A refeição Km0 é uma refeição confecionada maioritariamente com produtos de origem local. Um produto Km0 é um produto com origem local. No caso de Évora a origem é o concelho de Évora.

Foram várias as pessoas que estiveram presentes, e muito interessante o debate que se seguiu. 

 

9-11 Outubro - Reunião de parceiros do projeto NitroPortugal

Vários parceiros do projeto NitroPortugal estiveram reunidos em Évora para analisar os resultados do projeto Horizonte 2020. Este projeto, coordenado pelo ISA conta com a participação de um investigador do ICAAM, prof. Mário de Carvalho.

nitro

templo

2-4 de Outubro de 2017 - REUNIÃO DE PARCEIROS DO PROJETO EUROPEU HNV Link EM MONTEMOR-O-NOVO

IMG_5171

Os 13 parceiros do projeto H2020 HNV-Link,  provenientes de 10 países europeus juntam-se, na cidade de Montemor-o-Novo, ao Sul de Portugal, tendo como anfitrião o ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais) da Universidade de Évora, para discutir e trocar ideias sobre as inovações identificadas na suas regiões de origem, através da iniciativa Feira de Inovações.

Feira de inovações  é o culminar de um ano de trabalho diligente de todos os parceiros do HNV-Link. Para alcançar a Feira de Inovações, cada parceiro realizou: (i) uma avaliação socio-ecológica da sua área, (ii) trabalhou com os stakeholders da sua região na formulação de uma visão que permitisse melhorar a viabilidade socioeconómica e ambiental da sua área agrícola de elevado valor natural, e (iii) identificou e inventariou as inovações já existentes assim como as necessidades de inovação para a mesma área.

 

26 a 29 de Setembro de 2017 - Hands-on Course - Combining Proteomics and Genomics towards the Proteogenomics concept

Durante 4 dias, 16 investigadores de variadas universidades e centros de investigação frequentaram no pólo da Mitra da Universidade de Évora, o Curso hands-on.

Este curso pretende abordar conceitos sobre proteómica e genómica e tratar a integração dos seus dados através do conceito de proteogenómica

colagem_handson

 
 

22 de Setembro de 2017 – DÉCIMA TERTÚLIA DO MONTADO na Herdade da Mitra

22setembro

Nesta tertúlia estiveram presentes 25 individualidades entre proprietários, gestores, investigadores e técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral. Ao longo da sessão foram desenvolvidas e discutidas 3 propostas de medidas agroambientais de apoio ao montado enquanto sistema agro-silvo-pastoril. Mais informações em http://tertuliasdomontado.blogspot.pt. 

 

20 de Setembro de 2017- ECO-SPAA: Avaliação de tecnologias para monitorização do ecossistema de montado solo-pastagem-árvores-animais

Cerca de 80 pessoas desde empresários, a  estudantes e ainda investigadores não quiseram deixar de marcar presença nesta tarde de apresentação de resultados de monitorização do  montado nas vertentes do solo, pastagem, árvores e animais. A tarde passada na Sala de Conferências do Pólo da Mitra foi uma boa oportunidade de intercambio de ideias entre investigadores, startup's e spin off's da universidade de Évora nesta área.  

colagem

 

Julho de 2017 - Acção de Sensibilização na Herdade do Freixo do Meio

A investigadora do ICAAM, Birgit Arnholdt-Schmitt, dinamizou uma ação de informação na Herdade do Freixo do Meio, na qual apresentou o projeto LIVESEED - Improve performance of organic agriculture by boosting organic seed and plant breeding efforts across Europe . Esta apresentação decorreu no âmbito do Mestrado em Agricultura Biologica, da Universidade de Coimbra.

birgit_collage

 

Julho de 2017 - Ciência Viva 2017

ACÇÃO FUNGI: O Reino dos cogumelos – Ciência Viva 2017

Cogumelos comestíveis, venenosos, tóxicos, alucinogénicos, medicinais, pequenos, grandes, com pintas, cores vivas ou nem por isso. Com cheiro agradável, pestilento, aspeto apetecível ou de fugir. Nascidos do chão, em cima das árvores.
Foi neste mundo fascinante dos cogumelos que jovens do 10.º -12.º ano viveram durante 1 semana. Com a ajuda dos investigadores do ICAAM: Celeste Santos e Silva e Rogério Louro, estiveram no laboratório, no campo e em unidade experimentais para que pudessem conhecer melhor estes estranhos “frutos”. 
Parabéns aos jovens e seus orientadores por esta atividade que mostra o que de bom se faz pelo ICAAM

 

COLAGEM

20 de Julho de 2017 - Doutoramento no ICAAM

Foto doutoramento_lenia

A investigadora do ICAAM Lénia Rodrigues foi aprovada, por unanimidade, com Distinção e Louvor , na defesa da sua dissertação de Doutoramento. Depois de apresentada a sua tese foi alvo de elogios tendo-lhe sido dito que "a linha de investigação do seu trabalho, no âmbito da composição da saliva, da sensibilidade gustativa e das escolhas e preferências alimentares  na linha da frente a nível nacional e n o topo a nível mundial " , prestigiando a Universidade de Évora e o ICAAM. Parabéns à Lénia e às suas orientadoras, do ICAAM, Elsa Lamy e Cristina Pinheiro.

 

Semana 17-21 de Julho - Acção MSI-Micróbios sob Investigação - Ciência Viva 2017

Durante esta semana, jovens do 10.º ano estão no Laboratório de Microbiologia do ICAAM, na herdade da Mitra. 
Com a ajuda das investigadoras do ICAAM: Marta Laranjo, Ana Léon e Guilhermina Pias investigam os micróbios.
As investigadoras levam estes jovens mais longe falando-lhes de quatro tipos principais de micróbios: bactérias, fungos, protozoários e vírus, mostrando-lhes que os microrganismos podem ser benéficos ou patogénicos e que alguns são mesmo indispensáveis ao fabrico de alguns alimentos.
Por todas estas razões os Micróbios estão Sob Investigação!

colagem

 

14 de Julho de 2017 -  Prémio para a Alergologia do ICAAM de melhor comunicação na sua área temática (Aerobiology: aeroallergens and their clinical impact)

eaaci

Antunes C, Candeias J, Arriegas R, Tarana I, Galveias A, Martins L, Bento O, Lopes L, Costa A, Buters J. Q. rotundifolia and P. hybrida pollen extracts induced basophil degranulation: study using a cell line expressing human FcERI. EAACI 2017, TPS 03, P620, pp118.

http://www.eaaci.org/documents/congress/2017/Sunday-Prize_Winners-18_June_2017.pdf

 

Semana 10-14 de Julho - Composição dos cereais de pequeno almoço: será verdade o que os rótulos nos dizem?  - Ocupação Cientifica  de Jovens nas Férias 2017

Esta semana e durante 5 dias alunos do secundário estão nos laboratórios do ICAAM para uma ocupação cientifica das suas férias. O trabalho proposto é determinarem a presença de espécies vegetais em misturas complexas (ex. cereais de pequeno almoço), mesmo que presentes em quantidades bastante reduzidas.

Os dias são passados no laboratório de Microbiologia Molecular  com as investigadoras do ICAAM Hélia Cardoso, Isabel Velada e Maria Doroteia Campos.

colagem

 

Dia 11 de Julho de 2017 - Seminário Metabolómica e Proteómica

Organizado pela investigadora Elsa Lamy e dinamizado por um especialista da Agilent Technologies, decorreu no pólo da Mitra da Universidade de Évora e contou com a participação de cerca de 30 pessoas.

Neste seminário apresentou-se o software MassHunter como a plataforma que controla o equipamento, adquire os dados e gere o seu tratamento integrando

colagem

 

Encontro Ciência 2017 | Dias 4 e 5 de Julho | Centro de Congressos de Lisboa

Vários investigadores do ICAAM participaram como oradores convidados, com comunicações, demonstrações de ciência e com posters, no maior Encontro Nacional de Ciência. 

colagem_ciencia2017

Vídeos sobre a Rede AgroNet (Teresa Pinto Correia); sobre o programa PRIMA (Reitora Ana Costa Freitas), Demonstrações de Ciência (Investigadores Rui LOurenço e Ana Alexandre) podem ser visto aqui

 

20-23 de Junho - 15º Congresso da MPU (Mediterranean Phytopathological Uniion)

Esta importante reunião de Proteção de Plantas da região Mediterrânica, decorreu de 20-23 de Junho em Córdoba, e contou com a participação de 3 membros do ICAAM, que pertencem ao NemLab: Cláudia Vicente, Carlos Gutiérrez-Gutiérrez e Margarida Espada. Neste encontro divulgaram ainda o projecto FCT/ PratyTech, do ICAAM.

colagem encontro