Lançamento da iniciativa | Km0 Évora|

Lançamento da iniciativa “Km0 Évora” no Dia Mundial da Alimentação & 
Degustação de produtos Km0 na Praça do Giraldo.
" A refeição Km0 é uma refeição confecionada maioritariamente com produtos de origem local. Um produto Km0 é um produto com origem local. No caso de Évora a origem é o concelho de Évora."

COMUNICADO DE IMPRENSA

Lançamento da iniciativa “Km0 Évora” no Dia Mundial da Alimentação

 

No dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, será lançada, pelas 15h00, na Associação Comercial de Évora, a iniciativa “Km0 Évora”. Esta iniciativa é o resultado de uma parceria entre o ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, o MARÉ –Mercado Abastecedor da Região de Évora, a Associação Comercial de Évora, o Turismo do Alentejo, ERT., a Câmara Municipal de Évora, a GESAMB - Gestão Ambiental e de Resíduos,EIM, e a EPRAL – Escola Profissional da Região Alentejo.

O Km0 é um conceito que foi criado em Itália, pela Slow Food, e tem vindo a espalhar-se um pouco por todo o mundo como característica distintiva da restauração de qualidade, suporte da identidade e atractividade dos territórios. A refeição Km0 é uma refeição confecionada maioritariamente com produtos de origem local. Um produto Km0 é um produto com origem local. No caso de Évora a origem é o concelho de Évora.

Com esta iniciativa pretende-se

a) Dinamizar a economia e a produção agroalimentar do concelho de Évora.

c) Promover a utilização, nos estabelecimentos de restauração, lojas de produtos alimentares e cantinas, de produtos locais de variedades mais adequadas à confecção das receitas tradicionais.

d) Reduzir o consumo de energia e materiais despendidos no transporte, conservação e embalamento dos alimentos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

e) Contribuir para a disponibilização, a todos os que nos visitam, de produtos alimentares de qualidade, reveladores da identidade e autenticidade da gastronomia local.

f) Contribuir para a melhoria da qualidade nutricional dos alimentos ao reduzir o tempo entre acolheita e o consumo dos produtos com que são confecionados.

Esta iniciativa está a ser construída com os próprios restaurantes e lojas de venda de produtos alimentares, contando já com um conjunto de entidades, para além das envolvidas na dinamização desta parceria.

Das 14h00 às 16h00 será também possível degustar produtos Km0 durante a mostra que irá decorrer na Praça do Giraldo, com o tema do Dia Mundial da Alimentação.

 

Em 16.10.2017
15:00 | Associação Comercial de Évora