Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) querem saber mais sobre os determinantes das preferências alimentares. Que emoções há num queijo? É o que pretendem saber neste estudo sobre o consumo de queijo a decorrer entre 10 e 19 de dezembro no Colégio Luís António Verney e no Polo da Mitra da UÉ.

Publicado em 04.12.2018

Estabelecer a base ecológica para uma agricultura sustentável foi o objetivo do I Encontro Ibérico de Investigação Agroecológica, a decorrer de 22 a 23 de novembro, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 23.11.2018

ICAAM/Universidade de Évora abre concursos internacionais para os projetos GAFAPROTECT , TOMVIRPROTECT e Uma estratégia com base na simbiose para a gestão da mosca da azeitona: à procura de potenciais cavalos de Troia, para recrutamento de investigadores doutorados, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, nas áreas científicas de Agronomia e Ciências Biológicas.

Publicado em 21.11.2018

O projeto OLEAVALOR foi representado no evento por vários investigadores  pertencentes a diferentes instituições que nele participam (ICAAM/U.Évora, IPP/ESAE, CEBAL). A equipa apresentou 6 comunicações em painel e 1 comunicação oral, abordando temas relacionados com a maior parte das linhas de trabalho do projeto e que foram integradas nas seguintes sessões: -Genetic Resources, Breeding and Propagation, -Reproductive Biology and Fruit Development, -Plant Protection, -Olive Oil Quality

Publicado em 14.11.2018

Coincidindo com o dia internacional da Bolota, a Universidade de Évora (UÉ) acolheu, no dia 10 de novembro, a 2ª Conferência Ibérica sobre a bolota, juntando técnicos e investigadores em torno deste produto natural numa perspetiva histórica, ambiental, económica, nutricional e sociocultural.

Publicado em 13.11.2018

A Universidade de Évora (UÉ) recebeu nos dias 8 e 9 de novembro, as Jornadas de Divulgação do Projeto de Cooperação Transfronteiriça PRODEHESA-MONTADO, com o duplo objetivo de mostrar os avanços na luta contra o declínio da azinheira e do sobreiro (Phytophthora cinnamomi) e promover boas práticas de gestão dos montados.

Publicado em 13.11.2018

Foi lançada a versão online do primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal, uma ferramenta fundamental para a gestão e conservação das aves selvagens portuguesas.

Mais de 400 espécies de aves registadas, em apenas dois anos, em resultado de um trabalho de campo conduzido por mais de 400 ornitólogos – amadores e profissionais,  que produziu quase quatro mil horas de censo e 150 mil registos, cobrindo três quartos do território nacional, só nas visitas sistemáticas.

Publicado em 04.10.2018

A Universidade de Évora (UÉ) em parceria com a Universidade Agrícola de Atenas e a Universidade italiana de Basilicata, pretendem desenvolver um programa de mestrado em Agricultura Sustentável para ministrar em Universidades da China, Laos, Vietnam e Indonésia, tendo em conta a realidade local destes países asiáticos.

Publicado em 24.09.2018

Na revista Semmais - edição Alentejo - revista anexa ao jornal Expresso, uma homenagem à Prof.ª Paula Simões e ao projeto Mitra Nature, autoria da jornalista Rita Pinho.
Vale a pena ler!

Publicado em 18.06.2018