Notícias

A Universidade de Évora (UÉ), através do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) é parceiro do projeto europeu designado HNV-Link, “High Nature Value Farming: Learning, Innovation and Knowledge”, que iniciou em abril de 2016, com coordenação na UÉ por Teresa Pinto Correia. O projeto é financiado pelo programa europeu de apoio à investigação, Horizonte 2020 e conta com um financiamento global de 2,2 milhões de euros, destinados a fazer a ligação da investigação com a inovação em agricultura, florestas e áreas rurais.

Publicado em 13.06.2016

Entrada gratuita, mas a inscrição é obrigatória

Em 20.06.2016
14:00 | Sala de Conferencias | Herdade da Mitra

O ICAAM, UEvora participou na VIII Edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça, que decorreu de 25 a 29 de maio de 2016, em Coruche. Este ano a FICOR celebrou o Ano Internacional das Leguminosas (ONU) e o Ano Internacional do Entendimento Global (UNESCO) sublinhando a importância do sobreiro e do Montado como sistema único onde se podem desenvolver atividades agro silvo pastoris.

Publicado em 01.06.2016

Estudantes da Universidade de Évora com interesse em trabalhar em conservação da natureza e biodiversidade terão a oportunidade de adquirir soft skills e desenvolver actividades de campo na Hungria e no Reino Unido, integrados num projecto de intercâmbio europeu.

Publicado em 30.05.2016

As Tertúlia são momentos de discussão sobre a gestão do Montado no Alentejo, em que proprietários, gestores. Investigadores, administração e organizações não governamentais discutem em conjunto a situação atual e o futuro deste sistema. O grande objetivo é partilha de conhecimento que possa ser útil para o futuro do Montado no Alentejo.

Em 25.05.2016
14:00 | Sala de Conferências | Polo da Mitra
Titulo da paletra Hypogeous fungi in Mediterranean maquis, arid and semi-arid forests
Palestrante Profª Drª María Asunción Morte Gómez (Asunción Morte)
Instituição Universidade de Murcia, Departamento de Biologia Vegetal
Em 13.05.2016
12:00 | Sala de conferências do Polo da Mitra

Numa iniciativa organizada pelo UK Trade & Investment na Embaixada Britânica em Lisboa em colaboração com a Confederação de Agricultores de Portugal, não perca a oportunidade de participar num forum de partilha de experiências e debate entre especialistas e empresas ligadas à inovaçao no sector da Agricultura em Portugal e no Reino Unido.
Terá ainda a oportunidade de agendar reuniões bilaterais com a delegação britânica.
Este evento terá lugar no dia 6 de Maio de 2016, no Auditório da CAP em Lisboa (CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, Rua Mestre Lima de Freitas, 1, 1549 - 012 Lisboa).
Ficha de inscrição em anexo.

Publicado em 02.05.2016
O Professor Mário Carvalho e o Professor Ricardo Freixial, participaram entre os dias 4 e 9 de Abril no IAMZ-CIHEAM,  Mediterranean Agronomic Institute of Zaragoza/ Centre for Advanced Mediterranean Agronomic Studies (CIHEAM), no  ensino de matérias constantes no Advanced Course “RECENT TRENDS IN CONSERVATION AGRICULTURE IN MEDITERRANEAN ENVIRONMENTS”.   
Publicado em 02.05.2016

Seminário de História Agrária e Ambiental "O Montado: um ecossistema criado"

Inicio às 9h30

Programa:

Apresentação:"O Montado na Historiografia Agrária da região Histórica do Alentejo"
Paulo Guimarães, CIDEHUS/UÉ

A longa história do Montado
Ana Margarida Fonseca, ICAAM/UÉ

O Montado, tendências e conflitos na gestão actual
Teresa Pinto Correia, ICAAM/UÉ

Debate
Moderadora: Ana Cardoso de Matos, CIDEHUS/UÉ

Lançamento do Livro
"O Montado de Sobro e o Sector Corticeiro: uma Perspectiva Historica e interdisciplinar"

 

Organização:
Jesús Ángel Redondo Cardeñoso, CIDEHUS/UÉ

 

 

Em 23.05.2016
Sala 111 | Palácio do Vimioso

O Gabinete de Promoção do Programa Quadro (GPPQ) organiza no próximo dia 03 de maio (14:30 – 18:00) uma sessão de informação sobre as Oportunidades de Financiamento no Fundo de Investigação para o Carvão e o Aço 2016  a decorrer nas instalações da Ordem dos Engenheiros em Lisboa.

Nesta sessão o Project Officer Luc Janssen (DG Research & Innovation, D4 Coal and Steel) apresentará as características do concurso de 2016 e as oportunidades de financiamento de investigação e desenvolvimento das temáticas relacionadas com o carvão e aço.

O programa abrange os processos de produção, novos produtos e aplicações, controlo de qualidade, utilização e conservação dos recursos, segurança no trabalho, proteção do ambiente através da redução de emissões na produção do aço e na extração e utilização do carvão e, ainda, as questões sociais corelacionadas. Consulte as prioridades anuais para oAço e para o Carvão e para as quais não são expectáveis alterações substanciais em 2016.

Durante a segunda parte do evento serão discutidos os desafios e os fatores críticos de sucesso na participação em propostas do RFCS.

 

A participação é gratuita mas o registo obrigatório.

 

Mais informações com:

Sofia Azevedo: sofia.azevedo@gppq.pt  

National Expert – Research Fund for Coal and Steel

Ponto de Contacto Nacional Horizonte 2020 National Contact Point Horizon 2020

 

 

Publicado em 02.05.2016