Laboratórios

A investigação em Patologia Vegetal realizada na Universidade de Évora é feita maioritariamente nos Laboratórios de Virologia Vegetal e de Micologia, ambos pertencentes à rede de laboratórios do ICAAM.
A investigação realizada no Laboratório de Micologia  visa o estudo de patogénios de plantas, incluindo estudos epidemiológicos e moleculares, interações hospedeiro-patogénio, desenvolvimento de novas técnicas de prevenção e controlo de doenças em plantas como pesquisa de antagonistas naturais e técnicas de indução de proteção nas plantas.
A investigação realizada no Laboratório de Virologia Vegetal  visa estudos epidemiológicos e moleculares de vírus, o desenvolvimento de técnicas rápidas e sensíveis para o seu diagnóstico e o desenvolvimento de técnicas de proteção de plantas. O Laboratório de Virologia Vegetal tem estado envolvido, desde há várias décadas, em programas de seleção clonal de oliveira, realizando rastreios dos principais vírus que afetam esta cultura. 
Os laboratórios prestam ainda serviços de diagnóstico  de patogénios assim como apoio aos agricultores na área da patologia de plantas.