O programa de bolsas de doutoramento INPhINIT da Fundação ”la Caixa” destina-se a atrair investigadores em início de carreira com talento, de todas as nacionalidades, que pretendam realizar um doutoramento em território espanhol ou português.

De 20.01.2020 a 26.02.2020
3ª Edição

O Concurso Individual destina-se a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal, integrados em unidades de I&D financiadas pela FCT.

De 30.01.2020 a 26.02.2020 | 17:00

Aberta a possibilidade de Submissão de Artigos em diversos Special Issues de que os investigadores do MED são Editores Convidados.

Áreas: #Interacção Insectos-Ambiente #Biomarcadores em Saúde Animal e Doenças #Biomarcadores num contexto de 'One Health'"

#Alterações Climáticas e Desenvolvimento Florestal #Desafios da Paisagem Rural e Soluções para a Governação da Paisagem."

Submeta o seu artigo!

Publicado em 01.01.2020

Foi hoje divulgada oficialmente a primeira publicação sobre O estado das Aves em Portugal, que conta com a participação de três investigadores da UÉ, Inês Roque, Carlos Godinho e Rui Lourenço. Esta é a primeira vez que se realiza, em Portugal, um apanhado da maioria dos programas de monitorização de aves com base em ciência cidadã.

Publicado em 18.12.2019

A Universidade de Évora (UÉ) desenvolveu uma ferramenta pioneira que utiliza tecnologia “smart-sensing” onde, através de uma rede de sensores inteligentes, recolhe continuamente e em tempo real os dados associados de suínos na fase de engorda, atuando de forma autónoma quer sobre os animais, quer no microclima registado nas instalações pecuárias.

Publicado em 29.11.2019

O prémio Newbie é promovido com o objectivo de premiar novos modelos de negócio agrícolas que resultam de formas inovadoras de ultrapassar as barreiras com que os novos empresários agrícolas se deparam quando se tentam estabelecer.

Estão neste momento abertas as candidaturas ao prémio Newbie2019. Candidate-se!! E torne-se membro da rede Newbie em http://www.newbie-academy.eu/membership-pt/

Publicado em 26.11.2019

“Hoje, o conhecimento científico produz-se a partir de redes de cooperação científica internacionais que extravasam fronteiras, numa escala de produção – em qualidade e quantidade – nunca antes vista", pode ler-se no artigo «A Universidade de Évora e a agricultura no Alentejo», assinado por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, na CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral.

Publicado em 24.10.2019

Fátima Baptista, Professora do Departamento de Engenharia Rural da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UÉ) foi eleita presidente da Sociedade Europeia de Engenharia Rural (EurAgEng) para o período de Julho 2020 a Julho de 2022.

Publicado em 18.10.2019

A Comunidade Científica Europeia publicou uma carta aberta questionando a decisão tomada há exactamente um ano pelo Tribunal de Justiça Europeu de submeter técnicas de edição de genoma de alta precisão à mesma legislação aplicada aos organismos geneticamente modificados (OGM).

Publicado em 27.08.2019

No passado dia 27 de Julho de 2019 a Universidade Saudável da Universidade de Évora, em cooperação com a ZEA, concretizaram a primeira fase de uma campanha solidária de colheita de frutos produzidos no Polo da Mitra. Esta campanha é levada a cabo por voluntários, maioritariamente ligados à Universidade de Évora mas também conta com a participação de pessoas externas. Os frutos recolhidos foram distribuídos por instituições de apoio social da cidade de Évora e pelos Serviços de Acção Social da Universidade de Évora.

Publicado em 02.08.2019