Notícias

entrevista a Isabel Brito

É especialista em micorrizas arbusculares em contexto de agricultura de conservação, um tema que estuda há 25 anos. Isabel Brito, investigadora no MED e professora na Universidade de Évora, esteve no Fórum ‘Benefícios associados aos usos de micorrizas e tricodermas’, organizado pela Atens/Crimolara, e conta à Vida Rural quais os desafios dos agricultores para continuar conciliar intensificação com sustentabilidade.

https://www.vidarural.pt/destaques/o-desafio-passa-por-fazer-uma-intensificacao-sustentavel-e-tornar-o-sistema-resiliente/

 

Publicado em 05.03.2020

Investigação da Universidade de Évora (UÉ) aponta que a retenção de remanescentes de vegetação natural como árvores isoladas ou pequenos bosquetes, e a introdução de novos elementos estruturais como refúgios artificiais, estão entre as principais estratégias para alcançar o equilíbrio entre produção e conservação em olivais.

Publicado em 28.02.2020

A Universidade de Évora recebe entre 20 e 26 de Março de 2020 o Congresso Europeu sobre sistemas agrícolas IFSA 2020, com uma sessão de boas vindas, para os cerca de 300 investigadores internacionais que vão estar em Évora, com base na metodologia Teatro do Oprimido.

Publicado em 10.02.2020
Relato da revista Agrotec
Fórum em Santarém reúne interessados pelo uso de microrganismos na agricultura

O fórum, promovido pela empresa Crimolara e sua representada Atens, teve lugar no dia 31 de janeiro no CNEMA, em Santarém, onde a Profª Isabel Brito deu a conferência introdutória e participou na mesa redonda final.

Publicado em 05.02.2020

A Comissão Executiva do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária (ECVM) atribuiu o grau “De Facto Diplomate” à Prof. Doutora Elsa Duarte, Professora Auxiliar do Departamento de Medicina Veterinária.

 

Publicado em 03.02.2020

Potenciar o consumo de produtos agro-alimentares de origem local e alertar para a pegada ecológica associada ao consumo energético da produção intensiva convencional, embalagem, transporte e armazenagem dos alimentos produzidos a grande distância do local onde são consumidos são objetivos da inicitiva "Km0 Alentejo - Sabores do Alentejo", coordenada pela Universidade de Évora através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (anterior ICAAM).

Publicado em 27.01.2020

O programa de bolsas de doutoramento INPhINIT da Fundação ”la Caixa” destina-se a atrair investigadores em início de carreira com talento, de todas as nacionalidades, que pretendam realizar um doutoramento em território espanhol ou português.

De 20.01.2020 a 26.02.2020
3ª Edição

O Concurso Individual destina-se a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal, integrados em unidades de I&D financiadas pela FCT.

De 30.01.2020 a 26.02.2020 | 17:00

Aberta a possibilidade de Submissão de Artigos em diversos Special Issues de que os investigadores do MED são Editores Convidados.

Áreas: #Interacção Insectos-Ambiente #Biomarcadores em Saúde Animal e Doenças #Biomarcadores num contexto de 'One Health'"

#Alterações Climáticas e Desenvolvimento Florestal #Desafios da Paisagem Rural e Soluções para a Governação da Paisagem."

Submeta o seu artigo!

 

Publicado em 01.01.2020

Foi hoje divulgada oficialmente a primeira publicação sobre O estado das Aves em Portugal, que conta com a participação de três investigadores da UÉ, Inês Roque, Carlos Godinho e Rui Lourenço. Esta é a primeira vez que se realiza, em Portugal, um apanhado da maioria dos programas de monitorização de aves com base em ciência cidadã.

Publicado em 18.12.2019