Livro Verde dos Montados apresentado na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar

a passada terça-feira, dia 08 de outubro, a convite da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, os Coordenadores do Livro Verde dos Montados foram recebidos em Audiência para apresentação do Livro.

Teresa Pinto Correia e Nuno Ribeiro, do ICAAM, e José Mira Potes, da Escola Superior Agrária de Santarém, apresentaram os objetivos e conclusões do Livro Verde e responderam às questões colocadas pelos Membros da Comissão, no sentido de dar visibilidade ao documento e promover o seu reconhecimento pela Assembleia da República.

O Livro Verde dos Montados foi promovido pelo ICAAM, no seguimento da Conferência Internacional “MONTADOS and DEHESAS as High Nature Value Farming Systems”, que decorreu no passado mês de fevereiro.

O Livro Verde foi produzido por um conjunto alargado de investigadores e técnicos que, a nível nacional, trabalham sobre as diferentes componentes do Montado.

Os objetivos deste Livro Verde incluem a reunião, de uma forma simples e acessível, do conhecimento produzido em Portugal pelos investigadores que estudam o Montado e a obtenção de um documento que promova a sensibilização do público e dos decisores, a várias escalas de intervenção, sobre os valores e fragilidades deste sistema e os caminhos que podem ajudar à sua sustentabilidade.

Pretende-se que este seja um documento parceiro do Livro Verde das Dehesas, já produzido em Espanha, e que juntos possam contribuir para um maior reconhecimento destes sistemas agro-silvo-pastoris da Europa Mediterrânica, e para a sua consideração no desenho das políticas nacionais e europeias.

O Livro Verde foi inicialmente apresentado e discutido numa sessão que decorreu na Universidade de Évora em julho deste ano (saiba mais aqui)

O Livro Verde deverá ser editado até ao final deste ano, estando prevista a sessão de lançamento para o mês de dezembro.

Publicado em 10.10.2013