Projecto Europeu NEWBIE lança prémio 2019 para novos empresários Agrícolas

O prémio Newbie é promovido com o objectivo de premiar novos modelos de negócio agrícolas que resultam de formas inovadoras de ultrapassar as barreiras com que os novos empresários agrícolas se deparam quando se tentam estabelecer. 

 

Estão neste momento abertas as candidaturas ao prémio Newbie2019. Candidate-se!! E torne-se membro da rede Newbie em http://www.newbie-academy.eu/membership-pt/

 

 

No projecto Newbie, estes novos empresários são definidos como qualquer pessoa que inicia um negócio agrícola ou que se envolve num negócio agrícola já existente. Podem ser de qualquer idade, ter diferentes experiências profissionais e recursos e podem entrar na agricultura em qualquer fase da sua vida profissional.

A Cooperativa Integral Minga (https://mingamontemor.pt/), localizada em Montemor-o-Novo, foi a vencedora do prémio Newbie2018. A MINGA promove lógicas de proximidade de oferta diversificada de bens e serviços em Montemor-o-Novo, em particular ligadas aos sector agro-alimentar. 

O valor do prémio de 500€ foi utilizado para um membro da MINGA participar numa visita ao norte de França, que decorreu recentemente entre 28 e 31 de Outubro de 2019, num grupo de composto também por investigadores do ICAAM e membros da administração nacional e regional. Nesta visita também participaram dois dos nove países que fazem parte do consórcio do projeto Newbie, a Bulgária e o Reino Unido. Estas visitas permitem conhecer realidades e soluções diferentes em outros contextos que possam ser adaptadas às realidades e dificuldades de cada país. O programa proposto em França tinha como objetivo dar a conhecer os vários modelos de funcionamento de incubadoras de empresas agrícolas, que fornecem o apoio e acompanhamento necessário durante dos dois ou três primeiros anos a quem se pretende instalar na agricultura.

 

 

Publicado em 26.11.2019