Já há Vencedor do prémio Newbie 2019 para o modelo de negócio mais inovador

O Prémio Newbie 2019 em Portugal foi ganho pela empreendedora Raquel Alves, proprietária da marca Ervitas Catitas, que se dedica à produção e venda de ervas aromáticas e óleos essenciais biológicos.

 

A sua história....

Em 2008, depois de perder o emprego, Raquel transformou o pequeno jardim de ervas que havia iniciado como hobby pessoal em Ervitas Catitas, uma das primeiras produções de plantas aromáticas em Portugal. Uma das maiores dificuldades que enfrentou inicialmente, como pioneira portuguesa nesse campo, foi o acesso a informações técnicas sobre a produção de plantas aromáticas em modo biológico, a procura irregular do mercado nacional em tempos de crise económica e as margens de lucro superestimadas.

Por perseverança, dedicação à pesquisa e experimentação e compromisso com práticas sustentáveis, Raquel transformou a sua exploração e a sua marca biológica certificada numa das empresas mais dinâmicas do setor, impulsionada por uma crescente procura do mercado por aromáticas. O seu negócio reparte-se entre uma pequena área agrícola em Pegões, onde ela criou um viveiro e as terras agrícolas do seu pai em Estremoz local de produção, com instalações de secagem e destilação. O seu sucesso conquistado com muito esforço trouxe um efeito cascata virtuoso com a cooperação nacional e internacional em projetos de investigação, formação e palestras sobre esse assunto.

O premio, no valor de 500€, será adaptado às necessidades do vencedor, podendo traduzir-se em formação especifica ou a uma visita a outro exemplo de inovação na Europa. Os vencedores também têm direito à edição de m vídeo em que podem apresentar e divulgar ainda mais o seu agronegócio. Adicionalmente, a Raquel terá a oportunidade de aumentar a sua rede de contactos juntando-se aos vencedores de outros países que participam na próxima conferência europeia do Newbie ser realizada em Berlim, em janeiro de 2021. 

O primeiro vencedor do Prémio Newbie, no ano passado, foi a Cooperativa MINGA, sediada em Montemor-o-Novo.

Fique atento ao anúncio para o prémio de 2020 que será anunciado ainda este ano!

 

Os novos empresários do setor agrícola são essenciais para o dinamismo económico rural e para a criação de paisagens sustentáveis e resilientes. O Prémio Newbie foi criado para distinguir todos os anos, em cada um dos nove países parceiros europeus do projeto, um novo empresário agrícola que adotou formas inovadoras e inspiradoras de superar com sucesso barreiras ao iniciar o seu negócio agrícola.

O projecto Newbie (2018-2021) pretende identificar modelos de negócio inovadores, empreendedores e resilientes que permitam que novos empresários agrícolas estabeleçam com sucesso negócios agrícolas sustentáveis na Europa. Em Portugal, o projecto foca-se na região Alentejo e em novos empresários agrícolas que promovam a comercialização dos seus produtos principalmente através de cadeias curtas de mercado. Para receber noticias, actividades do projecto e fazer parte da rede de contactos, a nível nacional e internacional, inscreva-se como membro.

SAIBA MAIS EM http://www.newbie-academy.eu/

Anexos
Publicado em 21.05.2020