A Universidade de Évora (UÉ) desenvolveu uma ferramenta pioneira que utiliza tecnologia “smart-sensing” onde, através de uma rede de sensores inteligentes, recolhe continuamente e em tempo real os dados associados de suínos na fase de engorda, atuando de forma autónoma quer sobre os animais, quer no microclima registado nas instalações pecuárias.

Publicado em 29.11.2019

O prémio Newbie é promovido com o objectivo de premiar novos modelos de negócio agrícolas que resultam de formas inovadoras de ultrapassar as barreiras com que os novos empresários agrícolas se deparam quando se tentam estabelecer.

Estão neste momento abertas as candidaturas ao prémio Newbie2019. Candidate-se!! E torne-se membro da rede Newbie em http://www.newbie-academy.eu/membership-pt/

Publicado em 26.11.2019

“Hoje, o conhecimento científico produz-se a partir de redes de cooperação científica internacionais que extravasam fronteiras, numa escala de produção – em qualidade e quantidade – nunca antes vista", pode ler-se no artigo «A Universidade de Évora e a agricultura no Alentejo», assinado por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, na CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral.

Publicado em 24.10.2019

Fátima Baptista, Professora do Departamento de Engenharia Rural da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UÉ) foi eleita presidente da Sociedade Europeia de Engenharia Rural (EurAgEng) para o período de Julho 2020 a Julho de 2022.

Publicado em 18.10.2019

A Comunidade Científica Europeia publicou uma carta aberta questionando a decisão tomada há exactamente um ano pelo Tribunal de Justiça Europeu de submeter técnicas de edição de genoma de alta precisão à mesma legislação aplicada aos organismos geneticamente modificados (OGM).

Publicado em 27.08.2019

No passado dia 27 de Julho de 2019 a Universidade Saudável da Universidade de Évora, em cooperação com a ZEA, concretizaram a primeira fase de uma campanha solidária de colheita de frutos produzidos no Polo da Mitra. Esta campanha é levada a cabo por voluntários, maioritariamente ligados à Universidade de Évora mas também conta com a participação de pessoas externas. Os frutos recolhidos foram distribuídos por instituições de apoio social da cidade de Évora e pelos Serviços de Acção Social da Universidade de Évora.

Publicado em 02.08.2019

Teresa Pinto Correia, Professora da Universidade de Évora e diretora da recém-criada unidade de investigação MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura Ambiente e Desenvolvimento, foi selecionada para o Mission Board em Saúde dos solos e alimentação, do Horizonte Europa.

Publicado em 30.07.2019

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou hoje a aplicação Life Lines, que, através do registo do atropelamento de animais, vai permitir perceber onde é preciso agir e implementar medidas para diminuir as mortes e conservar a biodiversidade.

Publicado em 30.07.2019

Publicado em 26.07.2019

A nova licenciatura em Enologia avança já este ano letivo. Este novo curso destaca-se pelo enfoque no ensino fortemente ligado à produção e à investigação científica na área da Vitivinicultura, nas quais a Universidade de Évora tem condições únicas, a que se junta a componente da formação em Enoturismo, que é para Maria João Cabrita, coordenadora da Licenciatura, “diferenciadora relativamente a outras formações oferecidas nesta área”.

Publicado em 09.07.2019