Equipa

team

Equipa do Laboratório de Microbiologia do Solo

Isabel Brito

Isabel Brito  (Professora Auxiliar do Departamento de Biologia)

Desde há mais de 20 anos que desenvolvo investigação sobre micorrizas arbusculares em contexto agronómico de baixo input, na região mediterrânica. O meu estudo tem incidido sobre como a adequação das práticas culturais (mobilização do solo, controle de infestantes, uso de cover crops) pode potenciar os benefícios decorrentes da micorrização com fungos nativos e sua diversidade funcional, em especial na protecção de plantas contra stresses bióticos e abióticos.
ibrito@uevora.pt  | Link to CV

   

Luis Alho

Luís Alho  (Professor Auxiliar do Departamento de Biologia)

Tenho dedicado toda a minha atividade profissional ao estudo das relações simbióticas e associativas entre micróbios do solo e plantas hospedeiras, com destaque para a simbiose "rizóbio"x Leguminosas.
luisalho@uevora.pt  | Link to CV

   

Mario Carvalho

Mário Carvalho  (Professor Catedrático do Departamento de Fitotecnia)

A investigação desenvolvida ao longo de 38 anos foi sempre em torno da intensificação sustentável dos sistemas de culturas Mediterrânicos envolvendo as vertentes da melhoria das funções do solo, da oportunidade de aplicação de factores e do uso de micróbios benéficos (rizóbio e micorrizas). Todo o trabalho tem sido desenvolvido em torno da Agricultura de Conservação.
mjc@uevora.pt  | Link to CV

   

Ana Alexandre

Ana Alexandre (Investigadora Doutorada)

A maior parte da minha investigação foi dedicada ao estudo de diversidade de rizóbio, bem como a sua tolerância a diferentes stresses. Para além do meu interesse nas bases moleculares da tolerância ao stress, estou também interessada na investigação de genes que podem influenciar a performance simbiótica dos rizóbios.
anaalex@uevora.pt  | Link to CV

   

Ana Paço

Ana Paço (Investigadora Doutorada)

Durante a minha carreira cientifica, dediquei –me ao estudo de várias áreas do conhecimento, nomeadamente ao estudo da importância de sequências repetitivas nos genomas eucariotas, a  evolução de cromossomas holocêntricos, o papel de proteínas HOX na progressão de cancro de mama e a relação de simbiose bactéria-leguminosa. Atualmente, o meu trabalho é focado no estudo dos mecanismos de promoção do crescimento de plantas usados por bactéria endófitas.
apaco@uevora.pt  | Link to CV

   

Clarisse Brígido

Clarisse Brígido  (Investigadora Doutorada)

O meu interesse na investigação centra-se no estudo das interações mutualísticas planta-micróbio, em particular nas interações entre as leguminosas e microrganismos do solo benéficos. Atualmente, o meu trabalho é focado no estudo dos mecanismos de promoção do crescimento de plantas usados por micróbios benéficos, bem como no estudo dos microbiomas de plantas, com vista a desenvolver estratégias novas e eficazes que protejam as plantas de stresses bióticos e abióticos.
ccb@uevora.pt  | Link to CV

   

Denise Torres

Denise Torres  (Investigadora Doutorada)

O meu grande fascínio na investigação é o estudo das interações entre plantas e microrganismos do solo, tanto benéficos como fitopatógenos. Atualmente, o meu interesse está voltado para o estudo do papel de bactéria endofíticas não rizobianas na simbiose rizóbio x Leguminosas.

dpt@uevora.pt  | Link to CV

   

Esther Menéndez

Esther Menéndez (Investigadora Doutorada)

A minha investigação é focada no conhecimento das bases moleculares das relações mutualistas planta-microorganismo, particularmente do ponto de vista das bactérias e também, no efeito benéfico dos rizóbios e outras bactérias endófitas em diferentes culturas de leguminosas e não leguminosas. Além disso, tenho interesse em conhecer quem é quem e que efeitos têm as comunidades bacterianas em diferentes culturas submetidas a um amplo leque de condições.
esthermenendez@uevora.pt  | Link to CV

   

Rodrigo Silva

Rodrigo Silva  (Investigador Doutorado)

Minha investigação se concentra principalmente na sobreexpressão de genes que podem influenciar positivamente a performance simbiótica de estirpes de mesorizóbios de grão-de-bico. Além disso também estudo a interação entre bactérias endófitas e rizóbios com o mesmo propósito.
jrsilva@uevora.pt  | Link to CV

   

Taiana

Taiana Conceição  (Estudante de Doutoramento)

Graduação em Ciências Biológicas na linha de investigação biodiversidade e atividade antimicrobiana de bactérias e fungos endofíticos de cacau. Mestrado em Biotecnologia com investigação do potencial biotecnológico de enzimas ligninolíticas de fungos da Bahia-Brasil. Técnica em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente estudante de doutoramento em Biologia pela Universidade de Évora na linha atividade enzimática e microbioma do solo associado à bioproteção conferida pelos fungos micorrízicos arbusculares.

d39466@alunos.uevora.pt  | Link to CV

   

Verônica Castro Leal

Verônica Castro Leal  (Estudante de Mestrado)

 A minha Dissertação de Mestrado tem como foco o estudo da interação leguminosa-micorriza-rizóbio, investigando o efeito do uso de inóculo comercial de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e da presença de micélio extra radicular intacto no feijão (Vigna unguiculata), quando cultivado em situações de stresse abiótico (solo salino). O objectivo é entender o efeito do uso dos inóculos comerciais de FMA, comparado com o micélio extra radicular intacto desenvolvido através da pré-plantação.
veronicastroleal@gmail.com   | Link to CV

   

Gertrudes Mariano

Gertrudes Mariano (Assistente técnica)

Como assistente técnica, dou apoio às várias linhas de investigação a decorrer no laboratório, nomeadamente na preparação de soluções e meios de cultura, bem como a preparação de todo o material necessário.
gavm@uevora.pt

   

Filipa Santos

Filipa Santos  (Técnica superior)

Como técnica superior, participo na montagem e acompanhamento de ensaios de plantas, tanto em estufa como no campo. Dou também apoio no processamento das amostras resultantes dos ensaios.
fs@uevora.pt

   

Manuel Figo

Manuel Figo (Técnico superior)

Como técnico superior, participo na montagem e acompanhamento de ensaios de plantas, tanto em estufa como no campo. Dou também apoio no processamento das amostras resultantes dos ensaios.
mepf@uevora.pt

   

ESTUDANTES LICENCIATURA