AGROnet - Alentejo Agricultural Research and Extension Network

A AGROnet (Alentejo Agricultural Research and Extension Nework) é uma rede de cooperação de pesquisa e tecnológica para a experimentação agrícola no Alentejo estabelecida através do Despacho n.º 2515/2017 (Diário da República n.º 61/2017, Serie II, https://dre.pt/application/conteudo/106647874 ). A rede é coordenada pelo Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora e pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV, I. P.). No entanto, outras instituições que possam contribuir para a realização da missão e dos objetivos da rede podem vir a fazer parte desta rede.

O principal objetivo da Rede é melhorar a sustentabilidade (económica, ambiental, social e institucional) da região Alentejo, o que inclui inventariar os recursos existentes, identificar lacunas e oportunidades de desenvolvimento científico e tecnológico, incluindo a utilização de parcelas experimentais de longa duração, estabelecendo uma ampla interação com a prática e as realidades rurais.

A rede considera as especificidades do Alentejo e direciona assim suas atividades, prioritariamente, para os seguintes setores e sistemas de produção:

a) Montado, incluindo produção de cortiça, pecuária extensiva e culturas anuais de sequeiro;

b) Olival e azeite;

c) Vinha e vinho;

d) Culturas de regadio;

e) Transmissão de conhecimento.

A Rede deve promover a experimentação e investigação agrícola na região do Alentejo em estreita articulação com a “Rede Nacional de Experimentação e Investigação Agrária e Animal, Rexia2” (uma outra Rede também criada por despacho do Governo de Portugal).

A Rede deverá ainda estruturar programas de investigação e desenvolvimento que assegurem a complementaridade e interação das ações em curso.

Além disso, prevê-se que a rede organize anualmente uma conferência, que deve ter como referência as melhores práticas internacionais e estabelecer estudos comparativos a nível internacional.

Conselho de Coordenação

As atividades da Rede são seguidas por um Conselho de Coordenação composto por:

• Profª Doutora Helena Pereira – Representante designado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Doutora Teresa Soares David – INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
  • Prof. Doutor Mário Carvalho – Universidade de Évora – ICAAM
  • Doutor Benvindo Maçãs – INIAV- Elvas - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
  • Engº João Paulo Catarino – Coordenador da UMVI - Unidade de Missão para a Valorização do Interior
  • Dr. André Mattoso – representante do MAMB – Ministério Ambiente
  • Dr. Ricardo Migueis  – ANI – Agência Nacional de Inovação
  • Dr. Roberto Grilo – Presidente da CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo

:::

Dr. Rui Raimundo