ECOMONTADO XXI – A Agroecologia aplicada ao design do Montado Novo

O projeto de Investigação denominado “ECOMONTADO XXI – A Agroecologia aplicada ao design do Montado Novo”, com referência PDR2020-101-031149 cofinanciado pelo FEADER através do Programa “Grupos Operacionais” teve o seu início a 1 de Janeiro de 2017 e decorrerá até final de Dezembro de 2021.

O projecto é coordenado pela Sociedade Agrícola do Freixo do Meio (SAFM) e conta como parceiros com:

• Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes (APFC)
  • Universidade de Évora – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM)
  • Herdade Machoqueira do Grou CRL

SITE | http://www.ecomontadoxxi.uevora.pt/

BeFunky-collage (8)

O objectivo do ECOMONTADO XXI consiste na recuperação de sistemas de Montado em que o solo está já bastante degradado utilizando a técnica do K-line ou linea clave. Este projecto irá decorrer nas Herdades do Freixo do Meio e Machoqueira do Grou e o trabalho da universidade de Évora consistirá na divulgação da técnica e na monitorização da sua implementação através de um conjunto diversificado de indicadores.
Os objetivos específicos a atingir são assim os seguintes:
1) experimentação no terreno de novas técnicas e de abordagens inovadoras de restauro do solo e de aproveitamento da água com base no desenho em K-Line;2) instalação de espécies arbustivas e arbóreas com vista à constituição de um novo montado;3) aferição do impacto social, económico e ambiental das soluções implementadas;4) replicação dos resultados adquiridos, da experimentação realizada, para outros casos onde se identifique o mesmo problema;5) divulgação dos resultados e sua integração no modelo conceptual do ECOMONTADO XXI.6) divulgação da metodologia e bases conceptuais associadas às técnicas aplicadas no projeto.

Equipa de investigadores ICAAM

• Gottlieb Bacsh,