LIAISON- Melhor Inovação Rural: Vinculando Atores, Instrumentos e Políticas através de Redes

A Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e a Sustentabilidade (EIP-AGRI) foi lançada pela Comissão Europeia em 2012. O objetivo principal do EIP-Agri é promover e facilitar uma "abordagem de inovação interativa". Esta nova abordagem já está a funcionar com resultados positivos nos Grupos Operacionais do EIP-AGRI e nos numerosos projetos do Horizonte 2020, dos quais o projeto LIAISON  é um excelente exemplo.

SITE | http://liaison2020.eu/

O que é o projecto LIAISON?

O LIAISON pretende dar um importante contributo para a otimização de abordagens interativas de projetos de inovação e a implementação de políticas da UE que permitam potenciar a inovação na agricultura, silvicultura e nas áreas rurais. Saiba mais sobre o projeto aqui

Investigadores, consultores, responsáveis de projetos de inovação interativa, iniciativas de redes, consultores de explorações agrícolas e florestais, decisores e administradores investigarão conjuntamente através do projeto LIAISON a implementação de abordagens interativas de projetos.

Entre no Concurso de Inovação Rural da UE!!

• É agricultor, engenheiro florestal ou agroalimentar com uma história de sucesso para partilhar?
  • Fez parte de uma iniciativa recente inovadora, inspiradora e inovadora? (agricultura / silvicultura/fileira agroalimentar)?
  • O seu projeto incluiu conhecimentos de outros parceiros com formação científica ou prática?

Se a resposta for SIM , inscreva-se no Concurso de Inovação Rural da UE de LIAISON (https://pt.surveymonkey.com/r/FFS33C2 ) até 15 de março de 2019. Poderá ser selecionado como um dos 15 Embaixadores de Inovação Rural  que serão reconhecidos internacionalmente numa prestigiada cerimónia, com atribuição de prémios numa capital Europeia, que decorrerá em novembro de 2019.

Faremos um vídeo sobre o seu projecto, receberá um reconhecimento internacional e poderá beneficiar das redes de cooperação do projeto LIAISON, a nível Europeu. Veja o Flyer do Concurso aqui .

Aos vencedores:

• Faremos um vídeo sobre o projeto
  • Receberão um reconhecimento internacional
  • Poderão beneficiar dos conhecimentos dos parceiros e da rede LIAISON

O que pode esperar de LIAISON?

O LIAISON irá produzir métodos e ferramentas que permitam otimizar o uso da abordagem de inovação interativa em projetos financiados no âmbito do EIP-AGRI ou com outros financiamentos..

Durante o tempo de vida do projeto LIAISON, irá decorrer:

• Um Concurso Europeu de Inovação Rural  que originará uma base de dados interactiva (Mapa das Histórias) de cerca de 150 estudos de caso e a nomeação de 15 Embaixadores de Inovação Rural
  • Apoio contínuo ao Grupo de Trabalho Estratégico AKIS  do Comité Permanente de Investigação Agrícola da DG AGRI.
  • Vários guias práticos e detalhados  sobre como promover a co-criação e o co-aprendizagem do trabalho com projetos de inovação interactiva (por exemplo, serviços de suporte à inovação)
  • Resumos de políticas  sobre a melhoria do ambiente institucional para projetos de inovação interativa (por exemplo, para autoridades de gestão PDR) que implementam o EIP-AGRI a nível nacional/regional
  • Vídeos e outros materiais de comunicação que apresentem boas práticas no planeamento e implementação de projetos interativos de inovação.

Todos os itens acima e outos mais serão disponibilizados como uma Caixa de Ferramentas de Inovação Interativa através da web.

Todos os resultados de projetos orientados para as políticas e práticas gerados pela LIAISON serão sujeitos a um processo de validação e aperfeiçoamento do processo com base na revisão prática pelos pares, pelos membros do consórcio e outros intervenientes diretamente envolvidos.

h2020

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação HORIZON2020 da União Europeia ao abrigo do contrato de subvenção Nº773418.

O acesso a este sítio e o uso que os seus utilizadores possam fazer da informação nele contida é da responsabilidade exclusiva dos mesmos utilizadores, não respondendo o ICAAM – Universidade de Évora por quaisquer consequências, danos ou prejuízos que possam resultar do referido acesso e/ou uso da informação.

CONTACTOS |

José Muñoz-Rojas Morenés