Day by Day ICAAM

daybyday4

______________________

10 de Maio - Reunião Newbie 

ICAAM dinamiza debate sobre a disponibilidade de serviços de aconselhamento agricola e apoio técnico em Portugal  para quem se pretende instalar de novo no sector agrícola, no ambito do projeto Newbie.

[O projeto NEWBIE é um projeto com financiamento H2020 e que envolve 10 parceiros Europeus, desde consultores agrícolas, investigadores e ONG's. Este projeto procura aliar a inovação e a investigação cientifica no apoio a novas empresas ou à incubação de novas empresas no sector agrícola. ]

Mais informações contacte arcs@uevora.pt - Ana Rita Sanches, responsável pelo projeto Newbie

newbie_10maio2019

_______________________

8 de Maio - Sustentabilidade do ADN - Evento da 100% ADN na Universidade de Évora

No dia 8 de Maio de 2019, realizou-se o evento “Sustentabilidade no ADN” organizado pela associação 100% ADN e a Associação Académica da Universidade Évora no Auditório Nobre do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora. Neste evento, o Departamento de Engenharia Rural (DER) foi responsável pela organização do Painel I, com o tema: Engenharia Rural - um caminho para a Sustentabilidade, onde participaram professores, investigadores e alunos do DER da Universidade de Évora, com apresentações de diferentes projetos em que estão envolvidos na área da sustentabilidade. A Profª. Adélia Sousa apresentou o DER e projetos em curso na área da Agricultura Sustentável (projectos SAGRI e SFARM), o Profº. José Rafael Marques da Silva fez uma apresentação - Medindo a sustentabilidade ambiental da actividade agrícola com satélites (projeto INNOACE) e também na área da Agricultura de Precisão Sustentável (projeto SPARKLE). A Profª. Ana Cristina Gonçalves apresentou - A biomassa na sustentabilidade dos sistemas agroflorestais (projetos Altercexa I, II). A aluna de mestrado em Engenharia Zootécnica Catarina Martins apresentou o projeto AWARTECH - Ajustamento em tempo real das condições ambientais de alojamento tendo em conta o bem-estar animal. Por último, o Engº. Bruno Magalhães apresentou o projeto Alentejo Circular - Promoção da economia circular nas explorações agrícolas e agroindustriais no Alentejo.

BeFunky-collage (1)

________________________________

12 de Abril - Reunião de parceiros do projeto Awartech

O projeto Awartech - Animal Welfare Adjusted Real Time Environmental Conditions of Housing, reuniu na passada sexta-feira com os seus parceiros para analisar os resultados já atingidos com o projeto.

Este projeto, cujo objetivo é  de criar e desenvolver uma ferramenta inovadora, de zootecnia de precisão, de suporte à sustentabilidade da cadeia de valor de suínos, num contexto multidimensional que atenda à especificidade da produção, às imperfeições do mercado e à globalização deste sector, conta com 7 parceiros (PCTA; SIAS; Schauer; Pedra Basilar; FPAS; CapTemp; Katholieke Universiteit Leuven) e decorre de Setembro de 2016 a Setembro de 2019.

colagem

_______________________

10-13 de Abril - International Molecular Plant Protection Congress 2019

O Professor Manuel Mota foi “keynote speaker” no Congresso Internacional sobre Proteção Molecular de Plantas que aconteceu na Turquia. Ver mais em http://www.imppc2019.org

BeFunky-collage

_____________________

8-13 de Abril de 2019 - Conferência Internacional Bird Numbers

Cerca de 200 investigadores reuniram pela 1ª vez em Portugal, numa conferência, para falar sobre aves e sobre as espécies que estão em vias de extinção. O encontro aconteceu na Universidade de Évora, mas saiu também para os campos do Alentejo

birdnumbers2019-logo

__________________

21 de Março - O ICAAM/Universidade de Évora e o Centro Fraunhofer - Smart Agriculture and Water Management

O centro alemão Fraunhofer para investigação na área da agricultura de precisão e gestão de água, fruto de uma parceria entre a Fraunhofer Portugal, a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, vai ficar instalado no Regia-Douro Park, em Vila Real e na Herdade da Mitra na Universidade de Évora

Teresa Pinto Correia e Gottlieb Bach, Diretores e investigadores do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), participaram no lançamento do novo centro, num evento que contou com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A adaptação às alterações climáticas, o uso eficiente da água, a viticultura inteligente, entre outros domínios, constituem as principais áreas onde a investigação irá incidir com o objetivo de contribuir para uma maior sustentabilidade do território.A Sociedade Fraunhofer conta com uma equipa cientistas e engenheiros qualificados, distribuídos em mais de 80 centros de investigação no mundo, incluindo 69 institutos na Alemanha, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo mundo.

colagem_21março_2019

______________________

21 de Março - 19ª Tertúlia do Montado

No passado dia 21 de Março decorreu a 19ª Tertúlia do Montado que consistiu numa visita de campo para ver e discutir a implementação da técnica keyline e pastoreio holístico na realidade mediterrânica e no montado. A investigação científica sobre estas técnicas, em contexto mediterrânico, esta a dar os primeiros passos. Portanto, não é possível aferir qual o potencial e impactos. Tal como em muitas outras situações, os proprietários e gestores de montado são os primeiros cientistas.

A monitorização que está ser desenvolvida no âmbito do projecto EcoMontado irá contribuir para encontrar a resposta à questão que norteou esta visita:

Quais são os resultados ambientais, económicos e sociais da implementação de keyline e pastoreio hoslístico em sistemas agro-silvo-pastoris como o Montado?

Pode rever a visita aqui .

tertulia19_21demarço

 

______________________

16-18 de Janeiro de  2019 - Projeto SFARM em Atenas para refletir o ensino 

sfarm_jan2019_2

No âmbito do projecto SFARM - Sustainable Farming, os investigadores do ICAAM Vasco Fitas e Patrícia Lourenço, do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, participaram na 3.ª visita de estudo do projecto realizado na Universidade Agrícola de Atenas (AUA), na Grécia, de 16 a 18 de janeiro de 2019. O objetivo desta reunião foi testemunhar o processo de ensino, curso e configuração do laboratório e outras questões operacionais dos graus de mestrado relevantes oferecidos na AUA.

______________________________

Rede EURAGRIReunião da Board em janeiro de 2019 em Bruxelas, na qual o  investigador do ICAAM - Prof. Gottlieb Basch acompanhou na qualidade anfitrião do EURAGRI meeting em 2020.

_______________________

17 de Janeiro 2019 - Palestras ICAAM - Marketing Agroalimentario - Los sistemas de clasificacion de alimentos, limitaciones y propuestas de mejora desde el punto de vista de los consumidores

No dia 17 de Janeiro a investigadora Carla Marano Marcolino, investigadora visitante do ICAAM deu a conhecer o seu trabalho sobre Marketing Agroalimentario - Los sistemas de clasificacion de alimentos, limitaciones y propuestas de mejora desde el punto de vista de los consumidores.

colagem

2018

__________________________

18 de Dezembro 2018 - Participação do ICAAM na sessão do Dialogue Cafe

DC-Cycle-2016-Global-Exchange-of-Craft-Makers_Circular-Economy_Flyer-500x500

A universidade de Évora/ICAAM, participou numa sessão do Dialogue Cafe, com o tema Innovation & Circular Economy, com a iniciativa Km0. Estiveram on-line, participantes de Lisboa, Porto, Évora e Rio de Janeiro.O Dialogue café consiste em juntar pessoas de várias partes do mundo ligadas a determinados temas previamente selecionados, que, de forma informal, discutem e partilham informação sobre os seus trabalhos, ideias, projectos e iniciativas.
Estas sessões de diálogo permitem a partilha de conhecimento e estabelecimento de redes de contacto e de trabalho entre pessoas dos vários cantos do mundo. 
mais info em : https://www.dialoguecafe.org/

______________________

14 e 15 de Dezembro - Palestras ICAAM

Decorreram no Pólo da Mitra,nos dias 14 e 15 de Dezembro duas palestras com os temas Valorização das Variedades de Oliveira Portuguesas (14 de Dezembro) e Table Grape Breeding: Development of New Varieties to Overcome Old Problems and to Reach New Consumer Demands (15 de Dezembro)
com a participação de investigadores do ICAAM, INIAV, Centro di Ricerca Viticoltura ed Enologia (Itália) e Biosystems and Integrative Sciences Institute (FCUL)

palestras_14_15_dez_2018

_____________________________

12 de Dezembro de 2018 - Evento Gastronómico sobre produtos do Montado (Bruxelas).

Dia 12 de dezembro decorreu em Bruxelas um Evento Gastronómico para promoção dos produtos do Montado e da Dehesa, no âmbito do Projecto PRODEHESA-MONTADO. Estiveram presentes o Embaixador representante adjunto de Espanha na União Europeia e os parceiros do Projecto: ICAAM-Universidade de Évora, Extremadura Avante, Cicytex, Fedehesa, Gestiona Global, CTAEX. 

colagem

____________________________

11 de Dezembro de 2018 - Comitiva da região de SALTA na Argentina visita ICAAM

No dia 11 de Dezembro o ICAAM recebeu uma visita de representantes de diversas entidades da região de SALTA na Argentina: "Ministerio de Produccion, Trabajo y Desarrollo Sustentable"; "Representacion de Relaciones Internacionales Gobieron de Salta"; Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Tecnicas; Ministerio de Cultura, Turismo y Deportes de Salta; Industrias Clark SRL), com o objetivo de consolidar os contactos já iniciados, estabelecer novos contactos e/ou parcerias nas temáticas do meio ambiente, energias renováveis, agribusiness e turismo.

colagem

___________________________

10 de Dezembro de 2018 - Estudo sobre Queijos - Prova de Queijos na Mitra

No âmbito da linha de investigação sobre os determinantes das preferências e escolhas alimentares, pretendeu-se descobrir que emoções as pessoas associam aos diferentes tipos de queijo e se a forma como essas emoções se relacionam com fatores sensoriais (como o sabor, cheiro e textura) influencia as preferências. 
Os participantes foram convidados a provar diferentes tipos de queijo e a responder a alguns questionários. As sessões experimentais duraram cerca de 45 minutos e decorreram entre 10 e 19 de dezembro, no Colégio Luís António Verney e no Polo da Mitra.

Os participantes habilitam-se ao sorteio de: uma máquina de café + cápsulas (1º prémio), um pack de experiências gastronómicas (2º prémio), um powerbank (3º prémio) e brindes (4º-10º prémios).
Este estudo é uma colaboração entre investigadores do ICAAM, CEFAGE e CIEP da Universidade de Évora. 
Para mais informações, visite a nossa página.
https://queijosestudo.wixsite.com/home…

2018-12-13 11.38.54

que emocoeshanumqueijio

______________________

6 de Dezembro de 2018 - Palestras ICAAM/Investigadores convidados. 

No dia 6 de Dezembro decorreram duas palestras orientadas por 2 investigadores convidados do ICAAM. No ambito das suas visitas ao ICAAM os  investigadores Cleber Furlanetto (Professor Associado da Universidade de Brasília) e a investigadora Paula Garcia Fraile (nvestigadora Marie Curie no Departamento de Microbiologia e Genética na Universidade de Salamanca) falaram-nos sobre AGRICULTURA NO BRASIL: CENÁRIO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS e OS SEGREDOS DAS INTERAÇÕES DOS MICRÓBIOS EM AGRICULTURA, respectivamente.

2018-12-06 16.58.43

2018-12-06 16.40.07

____________________________

3 de Dezembro de 2018 - Assinatura do memorando de entendimento entre o Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), e o Município de Viana do Alentejo.

A Universidade de Évora (UÉ), assinou no dia 03 de dezembro, um memorando de entendimento que visa dar corpo à colaboração entre o Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), e o Município de Viana do Alentejo,ao nível do montado, da paisagem e da utilização multipla deste ecossistema.

protocolo_colagem

______________________

3 de Dezembro de 2018 - 2.ª Reunião do Grupo de Acompanhamento do projecto NEWBIE  na Herdade da Mitra

Este projecto tem como objectivo divulgar projectos inovadores na área agrícola, que permitem aos produtores enfrentar as barreiras com que se deparam quando se tentam estabelecer no sector, bem como organizar actividades de divulgação, esclarecimento e formação nas áreas identificadas como prioritárias. No âmbito do NEWBIE estão ainda a ser criadas redes de trabalho a nível nacional e Europeu. Em Portugal o NEWBIE foca-se na região Alentejo e no recurso a cadeias curtas de comercialização. O Grupo de acompanhamento do projecto reúne-se a cada 6 meses e é composto por novos empresários agrícolas, elementos da administração a nível nacional, regional e local e investigadores. Este grupo ajuda a definir as actividades a serem desenvolvidas no âmbito do projecto, direcionando as temáticas para as necessidades reais e actuais dos produtores. Caso queira fazer parte da rede de trabalho, torne-se membro em http://www.newbie-academy.eu/membership-pt/. Está aberto, até 15 de Dezembro, um concurso a um prémio no âmbito do NEWBIE. Concorra! (Candidatura  ;  Regulamento ) . 

Newbie_2nd_SteeringGroup_03_12_2018 (1)

______________________________

30 de Novembro de 2018 - XV Jornadas Ibéricas do Montado

O ICAAM esteve em Portel na Feira do Montado 2018, para dinamizar uma palestra sobre “Pagamentos por Resultados para uma Gestão Adaptativa do Montado - Paradigma agro-ambiental pós 2020”.

Este evento inserido nas XV Jornadas Ibéricas do Montado,contou com uma elevada audiência e com interessantes e pertinentes intervenções,nas quais se analisaram as oportunidades do seu contributo para a sustentabilidade do sistema.

#Feira Do Montado Portel 2018  #Burren, Clare, Ireland   #HNV-Link: Innovation for High Nature Value Farming

BeFunky-collage (4)

_____________________________

29 e 30 de Novembro de 2018 - III Encontro de Estudantes de Doutoramento em Agricultura e Ambiente

Decorreu mais um encontro de Estudantes de Doutoramento em Agricultura e Ambiente na Universidade de Évora,organizado pelo ICAAM e pelo IIFA (Instituto de Investigação eFormação Avançada), com a participação de cerca de 50 alunos de doutoramento de várias Universidades Portuguesas. 

Com 30 comunicações de Investigadores convidados e alunos de doutoramento e ainda a apresentação de duas dezenas de posters, este encontro destacou-se como um importante espaço de partilha e de ajuda à investigação e à formação avançada.

colagem

_____________________________

20-21 de Novembro de 2018 - Stand Cortiça/Corcho do ICAAM, no III Congresso Ibérico de la Dehesa e do Montado em IFEBA Badajoz.

O Congresso decorreu nos dias 20 e 21 de novembro e contou com a presença de mais de 400 participantes, entre os quais gestores, investigadores, empresas, associações, proprietários.

Dividiu-se em 5 temáticas: Sustentabilidade Ambiental, Investigação e Inovação, Cultura e Tradições – Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Económica e Normativas, PAC e Dehesa.

O ICAAM/Universidade de Évora, entre outras entidades fez parte do Comité Organizador, sendo responsável pela organização do Stand sobre Cortiça/Corcho.

congresso_espanha_nov2018

_____________________________

8 e 9 de Novembro de 2018 - Jornadas de Divulgação do Projecto de Cooperação Transfronteiriça PRODEHESA_MONTADO

Nos dias 8 e 9 de Novembro decorreram na Universidade de Évora as Jornadas de Divulgação do Projecto de Cooperação Transfronteiriça PRODEHESA_MONTADO. O dia 8 foi dedicado à Gestão e Prevenção de Fitóftora e o dia 9 à Gestão e Multifuncionalidade dos Povoamentos de Sobreiro, tendo decorrido também nesse dia uma Sessão Participada sobre transferência de conhecimento e inovação no montado para produtores e gestores florestais.As Jornadas contaram com a presença de dezenas de participantes bastante empenhados e dedicados às questões florestais, contribuindo assim para a difusão de conhecimento de uma forma integrada, fomentando boas práticas de gestão e promoção de multifuncionalidade.As Jornadas foram organizadas pela Universidade de Évora, Cicytex, INIAV, Universidade de Sevilha e ICNF. 

colagem

______________________

5 de Novembro de 2018 - Avaliação do ICAAM - futuro MED pelo painel de avaliadores da FCT

A avaliação do ICAAM futuro MED -Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development realizou-se no passado dia 5 de Novembro no pólo da Mitra.

O novo centro resultará de uma fusão do ICAAM com o Cibio-Pólo de Évora, Cebal (já associados desde 2016) e MeditBio (Universidade do Algarve).

Perante uma audiência composta pela maioria dos membros do ICAAM e restantes membros dos centros que irão integrar o MED, os avaliadores pertencentes ao Painel THEMATIC AREAS - Mediterranean Studies: Agro-food Systems, Water and Energy Resources, Cultural Heritage puderam compreender melhor como se propoe o MED a ser um Centro de Excelência em investigação do Mediterrâneo.

colagem_png

_____________________________________

15-19 de Outubro de 2018 - Investigadoras do ICAAM na OliveBioteq2018

Investigadoras do ICAAM estiveram no 6th International Conference on Olive Tree and Olive Products – OliveBioteq2018 (https://olivebioteqsevilla2018.com/ ), que decorreu em Sevilha na passada semana (15-19 Outubro 2018).

Neste evento os membros do ICAAM participaram com várias comunicações orais e posters, tendo um dos posters sido premiado

png

______________________

15 e 16 de Outubro de 2018 - Conferência Internacional sobre Dieta e Gastronomia Mediterrânica: Ligando Inovação, sustentabilidade e Saúde

Cerca de uma centena de especialistas nacionais e internacionais debateram consumo, motivações e realidade da dieta mediterrânica.

BeFunky-collage

______________________

28 de Setembro de 2018 | ICAAM na Noite Europeia dos Investigadores (NEI)

No dia 28 de Setembro,o ICAAM aderiu à iniciativa Noite Europeia dos Investigadores (NEI).

As Investigadoras do ICAAM, Isabel Velada, Esther Menéndez e Clarisse Brigido, aceitaram o convite do Observatório do Lago do Alqueva, em Monsaraz e dinamizaram alguns workshops sobre multiplicação de plantas, utilização de rizóbios como fertilizante e bactérias benéficas para as plantas.

Desta forma e perante uma audiência interessada associaram-se às comemorações da noite europeia dos investigadores que decorre neste dia em vários locais da Europa.

mais informações em https://noitedosinvestigadores.org/programa/monsaraz/

colagem_nei

_______________________

23-29 de Setembro de 2018 - Vistas de Estudo Erasmus+ no ICAAM

O projeto SUSTAINABLE FARMING- SFARM, financiado pelo programa da Comissão Europeia/ERASMUS +,no ambito da medida WP2 - Capacity-building and Curricula development, recebeu, durante a semana de 23-29 de Setembro de 2018, uma comitiva de parceiros asiáticos, na Universidade de Évora.

O objetivo da visita era dar conhecer o processo de ensino e os problemas operacionais que decorrem da implementação dos mestrados na Universidade de Évora. Procurava-se fomentar uma troca de ideias, permitindo agregar valor a ambientes acadêmicos regionais e nacionais dos parceiros do projeto
O dia 26 de Setembro foi dedicado ao ICAAM,tendo os investigadores e tecnicos inseridos na comitiva,ficado a conhecer o trabalho deste centro de investigação e alguns dos seus laboratórios.

colagem

_______________________

9 de Setembro 2018 -  Nemalab - Laboratório de Nematologia do ICAAM no Congresso da European Society of Nematologists.

Investigadores do laboratório de Nematologia -NemaLab do ICAAM participaram, com uma comunicação e três posters, no Congresso da European Society of Nematologists, que decorreu em Ghent, Bélgica de 9-14 de Setembro de 2018 (https://www.esn-online.org/conference)

- Participantes NemaLab/ ICAAM : Cláudia Vicente, Margarida Espada, Jordana Branco, Paulo Vieira, Manuel Mota
- Comunicação oral e posters:

  • Branco, J., C. Vicente, A.C. Figueiredo, M. Mota and P. Vieira. 2018. Silencing of Pratylenchus penetrans pioneer genes by in vitro RNAi nematode soaking assays. European Society of Nematologists (ESN) Conference 2018, 9-13th September, Ghent, Belgium (poster).
  • Espada, M., S.E. van der Akker, T. Maier, V. Paramasivan, T. Baum, M. Mota, J. Jones. 2018. STATAWAARS: a new promoter DNA motif associated with pharyngeal gland cell expression in Bursaphelenchus xylophilus. European Society of Nematologists (ESN) Conference 2018, 9-13th September, Ghent, Belgium (oral).
  • Figueiredo, J., J.M.S. Cardoso, I. Esteves, I.Luci Conceição, I. Abrantes, M. Mota and P. Vieira. 2018. FMRFamide-like peptide family members of Pratylenchus penetrans. European Society of Nematologists (ESN) Conference 2018, 9-13th September, Ghent, Belgium (poster).
  • Vicente, C., M. Mota, K. Kamo, J.D. Eisenback, and P. Vieira. 2018. Characterization of a set of cell wall-degrading enzymes of the root lesion nematode Pratylenchus penetrans. European Society of Nematologists (ESN) Conference 2018, 9-13th September, Ghent, Belgium (poster)

colagem3

_________________________________________

Setembro de 2018 - prémio melhor poster no 10.º International Symposium on the Nutrition of Herbivores

O poster apresentado pela Prof.ª Elvira Sales-Baptista no 10.º International Symposium on the Nutrition of Herbivores, venceu o prémio de melhor poster entre 350 a concurso.

certificado_poster

premio_elvira

__________________________________________

Setembro de 2018 - Lançamento do Livro European Landscapes in Transition - Aplications for Policy and Practice

No dia  3 de Setembro, em Clermont Ferrand/França, foi feito o lançamento oficial do livro European Landscapes In Transition - Implications For Policy And Practice, pela prof. Teresa Pinto Correia.

European Landscapes In Transition - Implications For Policy And Practice, é escrito por Teresa Pinto-Correia, Bas (Wageningen Universiteit, The Netherlands) Pedroli e Jorgen (University Of Copenhagen) Primdahl, com idioma em Inglês e editor: CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. A impressão é de janeiro de 2018

PHOTO-2018-09-03-18-46-01

mtpc

________________________________________________________

Julho de 2018 - Ocupação Cientifica nas Férias

cienciaviva

O ICAAM voltou a abrir as portas dos seus laboratórios para mais um conjunto de estágios ciêntificos,inseridos na iniciativa Ciência Viva no Laboratório.

Este ano desenvolveram-se 3 estágios em áreas como a Micologia, alergologia e biologia molecular, que foram orientados porinvestigadores do ICAAM e permitiram que 5 jovens pudessem conhecer a investigação que é desenvolvida neste centro e experienciar a vida no laboratório.

Através destes estágios,procura-se trazer novas gerações para a área de investigação, nomedamente na área agricola e ambiental.

  • FUNGI: O Reino dos cogumelos,orientado pela investigadora Prof.ª Celeste Silva
  • Pólen no Ar e Alergia,orientado pela investigadora Elsa Caeiro
  • A biotecnologia na multiplicação vegetativa de plantas – Cultura in vitro e expressão génica,orientado pela investigadora Hélia CArdoso.

______________________________________

Junho de 2018 - Visita do Montado ao Burren, organizada pelo ICAAM/Universidade de Évora

Um grupo de 20 agricultores, investigadores e administração pública interessados no Montado visitaram recentemente o Burren, na Irlanda, para conhecer as pessoas envolvidas e ver in loco  a experiência de co construção e implementação de medidas agroambientais baseadas em resultados que suportam uma agricultura sustentável na região. No Burren o empreendedorismo rural baseia-se nas características únicas da paisagem local, internacionalmente reconhecida pela riqueza e diversidade do seu património e flora. O agricultor tem a possibilidade de ser o guardião dos valores naturais existentes ao mesmo tempo que mantém um modelo de negócio economicamente viável.

Esta visita foi realizada no âmbito de um projecto Europeu, Horizonte 2020 HNV-Link em colaboração com o projecto ProAgriFor (Alentejo2020). 

burren2

 

___________________

Junho de 2018 -Máquina de colheita continua de azeitona (MCCA) presente na feira da Agricultura 

A equipa de investigadores da mecanização do ICAAM, envolvida nos projetos da Máquina de Colheira Contínua de Azeitona, foi convidada a apresentar o protótipo da MCCA na World Olive Oil Sumit 2018 (WOOS) que se realizou nos dias 7 e 8 de Junho de 2018, no CNEMA, em Santarém, integrado na Feira Nacional da Agricultura. (FNA18).

feira da agricultura

_____________________

17 e 18 de Maio de 2018- Jornadas sobre Sanidade do Montado

SANIDADE NO MONTADO - digital - QR CODE_V3

Decorreu no pólo da Mitra uma importante a participada ação de formação sobre Sanidade do Montado, que contou com formadores do ICAAM/Universidade de Évora, INIAV, CEOT, Universidade do Algarve, ICNF e UNAC– União da Floresta Mediterrânica.

Esta formação sobre sanidade no Montado,terá conteúdos on-line disponíveis brevemente. Os resultados alcançados sugerem que se irá voltar a mobilizar a parceria criada para a realização de uma segunda edição.

________________

Maio de 2018 - Jornadas de Agronomia

Nos dias 3 e 4 de Maio realizaram-se as Jornadas de Agronomia, no pólo da Mitra da Universidade de Évora. Organizadas pelo NEAE - Nucleo de Estudantes de Agronomia de Évora, as jornadas contaram com a participação do ceo da EDIA- eng. José Pedro Salema, de Eng. Pedro Ocada, Eng. José Castro Duarte,Prof. Rosário Félix, entre outros especialistas. 

unnamed

31855749_2089657571105508_6040648889374081024_n

_________________

Maio de 2018 - Ciclo de Hortícolas 2018

Decorreu nos meses de Março a Maio, no pólo da Mitra mais um Ciclo das Hortícolas 2018 . Vários investigadores acederam gentilmente ao convite do ICAAM, tendo vindo apresentar comunicações como a Cultura de Leguminosas para Alimentação Humana. O Grão e o Feijão, pela investigadora Isabel Maças (INIAV), Leguminosas para Grão em Horticultura. A Fava, a Lentilha e a Ervilha, pela investigadora Maria Graça Pereira e outras mais. Momentos muito ricos de partilha de conhecimento entre investigadores, professores e alunos.

ciclo de Hortícolas

____________________

Abril de 2018 - Prémio I&D que Marca foi para o projeto Sparkle_ Sustainable Precision Agriculture

Prémios-Vida-Rural-vencedores

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Vida Rural 2018, uma iniciativa da revista Vida Rural que premeia e celebra anualmente pessoas, empresas e projetos que se distinguem no panorama dos agronegócios em Portugal.

Alfredo Cunhal Sendim, Esporão, CVR do Alentejo, APOSOLO e projeto Sparkle foram os galardoados nesta edição que tinha como mote a Sustentabilidade, alinhando com o tema do congresso AgroIn.

O projeto internacional Sparkle é coordenado pelo investigador José Rafael Marques da Silva do ICAAM/Universidade de Évora e junta universidades, empresas e agricultores de forma a preparar empreendedores agrícolas com foco na agricultura de precisão e em práticas sustentáveis.

___________________

3 e 4 de Março de 2018 - Prémio de Melhor Poster nas Jornadas do Hospital Veterinário da Muralha

A Estudante de Doutoramento Nara Cavalcanti e a sua orientadora Prof.Cristina Queiroga estão de parabéns! Nas jornadas do Hospital Veterinário da Muralha,que decorreu em Évora no dias 2 e 3 de Março, obtiveram o prémio do melhor POSTER,com o titulo " Controlo de mastites em pequenos ruminantes: utilização de própolis como alternativa a antimicrobianos"

colagem_premio

 
 

23 de Fevereiro de 2018 - Parcerias para o Combate aos Nemátodes

Os investigadores do NemaLab (Laboratório de Nematologia do ICAAM) reuniram com a AIMMP, Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário, que para representa cerca de 300 instalações de secagem e tratamento de madeira. 
Esta reunião contou com a presença do Presidente do ICNF, Engº Rogério Rodrigues, Vitor Poças, Presidente AIMMP, Clara Serra, Chefe de Divisão da DGAV, Arturo Gutiérrez-Gutiérrez, Prof. Cat. de Empreendedorismo, Univ. de Sevilla,Eugenio Sánchez, da empresa IR Confort, M. Mota, NemaLab/ ICAAM e Carlos Gutiérrez-Gutiérrez, NemaLab/ ICAAM.
Foi feita a apresentação de um novo sistema de tratamento de madeira, com recurso à tecnologia de infra-vermelhos (IR), já em utilização em diversas outras aplicações, p.ex. secagem de frutos. Prevê-se que, e comparado com os consumos energéticos praticados nas actuais estufas de tratamento da madeira (aquecidas para produção de ar quente), a poupança poderá rondar os 40-50%. Irá ser estabelecida uma rede de cooperação científico-técnico-empresarial a fim de se estudar a melhor forma de implementar o sistema.
Caberá ao NemaLab a execução de ensaios que comprovem a eficácia do sistema, ou seja a eliminação a 100% do NMP.

BeFunky Collage_2

 

14 de Fevereiro de 2018 -  Investigar ICAAM - A Cooperação Europa-África

Realizou-se mais um encontro Investigar ICAAM, a 5.ª edição desta iniciativa. O Investigar ICAAM Europa-África contou com a participação da nossa Reitora - Ana Maria Costa Freitas que veio apresentar o programa PRIMA e com o ponto de contacto do Programa Horizonte 2020 da CPPQ/FCT/ANI(Agência Nacional para a Inovação)- Maria João Fernandes. Neste encontro falou-se ainda da UNimed e da recente criação de um pólo na Universidade de Évora para as questões da água e alimentação, de possibilidade de financiamento e parcerias com a apresentação da (AKU) - Aga Khan Development Network (AKDN), das experiências de projetos da Universidade de Évora com África e finalmente o testemunho de alunos do mediterrâneo na nossa Universidade. ESte encontro contou a presença de cerca de 70 investigadores, alunos e alguns empresários.

colagem_investigar2

 

2 de Janeiro de 2018 - Lançamento de mais 2 vídeos ICAAM

Foram lançados mais 2 vídeos produzidos pelo ICAAM.

No passado dia 2 de Fevereiro, na sala de conferências da Mitra lançaram-se os vídeos sobre Plantas Aromáticas e Medicinais: Os Óleos Essenciais e os Alimentos e sobre Propagação in Vitru de Plantas.

Podem ser vistos em:

- Propagação in vitro: https://vimeo.com/232990471

- Os óleos Essenciais e os Alimentos: https://vimeo.com/232708341

7 de Dezembro de 2017 - Lançamento dos vídeos do ICAAM

O lançamento de dois vídeos do ICAAM, decorreu na sala de conferências da Mitra perante um conjunto de professores, investigadores e estudantes da Universidade de Évora. Os vídeos sobre Agricultura de Conservação e Melhoramento de Pastagens foram produzidos por António Menezes com a coordenação ciêntifica do prof. Mário de Carvalho.Após olançamento foram divulgados nas redes sociais tendo chegado a 7500 visualizações. Próximamente serão lançados mais dois filmes do ICAAM.

Para visualizar poderá ver aqui

24312777_1887147484689852_2527009412846314893_n

 

12 a 14 de Novembro de 2017 - 11.º Encontro do European Bird Censuss Council, Barcelona

EBP_Barcelona_nov2017

Decorreu em Barcelona o 11.º encontro do European Bird Censuss Council, que contou com a participação do investigador do ICAAM-LabOr -Carlos Godinho. O encontro teve a participação de 16 países, tendo o nosso investigador sido eleito para o conselho consultivo.Para saber mais sobre o projeto vá a http://www.eurobirdportal.org/por/pt/

Texto retirado da Newslettter do European Bird Censuss Council:
"The last EBP meeting took place in Barcelona on 13-14 November. This was the one with the highest participation so far, with 30 attendants from 16 countries. Data quality and best practices and the launching of the new version of the EBP viewer, which includes a nice set of new functionalities and an improved geographical coverage, were some of the main topics discussed in the meeting."

 

9 e 10 de Novembro de 2017 - Reunião do projecto SAGRI na Universidade de Évora

sagri6

Decorreu nos dias 9 e 10 de Novembro na Universidade de Évora a reunião de parceiros do projecto “SAGRI - Skills Alliance for Sustainable Agriculture”, um projecto financiado pelo programa ERASMUS+ da Comissão Europeia.

Com início em Novembro de 2016, tem a duração de 3 anos e envolver instituições de 3 países: Grécia, Itália e Portugal

Os principais objectivos do SAGRI, são o desenvolvimento de programas curriculares e de acções de formação para agricultores que integrem na prática os últimos desenvolvimentos tecnológicos na agricultura e que possam assim contribuir para a melhoria das competências dos agricultores e dos técnicos de campo no espaço Europeu tendo em consideração os aspectos tecnológicos e ambientais para uma agricultura sustentável. 

Além dos parceiros do consórcio esteve também presente uma representante da Comissão Europeia, da “EACEA- Education, Audiovisual and Culture Executive Agency”. 

 

7 de Novembro de 2017 - Última Lição do Professor Afonso de Almeida

jose_antunes_afonso_almeida_fotoPessoa

Perante uma sala com centenas de pessoas, o Prof. Afonso de Almeida proferiu a ultima lição que marcou a sua jubilação como Professor Catedrático da Universidade de Évora. A lição sobre ética animal foi um momento importante para todos os que não quiserem perder a oportunidade homenagear este importante académico da Universidade e o primeiro Diretor do ICAAM..

 

3 de Novembro 2017 - Lançamento do Sub Office da Unimed - Food and Water na Universidade de Évora

colagem_lançamento

No dia 3 de novembro de 2017, pelas 16h00, teve lugar uma sessão de lançamento que marcou a criação do Gabinete de União das Universidades do Mediterrâneo (UNIMED) na Universidade de Évora, tendo sido apresentada a Sub-Rede da UNIMED sobre "Água e Alimentação", integrada por parceiros de nove países (Argélia, Chipre, Itália, Jordânia, Palestina, Portugal, Espanha e Turquia) e liderada pela Universidade de Évora.

Esta Sub-Rede tem como objetivo abordar questões transversais de crescente importância na região do Mediterrâneo, com enfoque nos sistemas agrícolas e na sua resiliência no contexto das alterações climáticas, na gestão estratégica e sustentável da água, no uso de metodologias inovadoras para a monitorização e na recuperação de terras degradadas. Da mesma forma, a rede assume outros desafios, desde a incorporação de bioenergia e a integração das cadeias de valor agro-industriais, à integração territorial numa perspectiva transversal ao desenvolvimento rural.

Mais informações aqui

 

2 de Novembro 2017 - Investigadoras do ICAAM estiveram no Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura com o projeto OLEAVALOR

BeFunky Collage

O Projeto “OLEAVALOR” - Valorização das Variedades de Oliveira Portuguesas, que tem como Investigador Responsável o  Professor Augusto Peixe, iniciou-se em Julho de 2016,e é cofinanciado pelo FEDER através Programa Alentejo 2020.

No âmbito das atividades de divulgação previstas, as investigadoras Hélia Cardoso e Isabel Velada, participaram no 1º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura 2017, que teve lugar no ISCTE (Lisboa) no passado dia 2 de Novembro. 

Hélia Cardoso participou com uma comunicação oral intitulada "Enraizamento adventício em oliveira (Olea europaea L.) – novas abordagens para monitorização da eficiência do processo" e com um e-Poster intitulado "Genetic diversity assessment in portuguese Olea europaea  L. cultivars using the combinatorial b-tubulin-based polymorphism (CTBP) marker system". 

Isabel Velada participou com um e-Poster intitulado "Enraizamento Adventício em Olea europaea L. cv. ‘Galega Vulgar’ – expressão dos genes que codificam proteínas transportadoras de influxo/efluxo das auxinas."

 

31 de Outubro - WORKSHOP DE MICROBIÓMICA

foto3

Na tarde do dia 31 de Outubro decorreu, no pólo da Mitra da Universidade de Évora, um workshop sobre Microbiómica. Este evento contou com 33 participantes de várias Instituições que trabalham e investigam nesta área, nomeadamente a BioCant, ILC e o IGC, para além dos investigadores do ICAAM.

Organizado pela equipa do laboratório de Nematologia, liderado pelo prof. Manuel Mota, o workshop abordou as possibilidades e desafios da microbiómica através da apresentação e discussão de diversos trabalhos em curso, permitindo um aprofundar do tema e o aparecimento de futuras parcerias

 

16 de Outubro - Lançamento da Iniciativa Km0 em Évora, no dia Mundial da Alimentação

Logo Km0 Évora

Foi na Associação Comercial de Évora que se lançou a iniciativa KM0 - Évora. Esta iniciativa é o resultado de uma parceria entre o ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, o MARÉ – Mercado Abastecedor da Região de Évora, a Associação Comercial de Évora, o Turismo do Alentejo, ERT., a Câmara Municipal de Évora, a GESAMB - Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, e a EPRAL – Escola Profissional da Região Alentejo.

O Km0 é um conceito que foi criado em Itália, pela Slow Food, e tem vindo a espalhar-se um pouco por todo o mundo como característica distintiva da restauração de qualidade, suporte da identidade e atractividade dos territórios. A refeição Km0 é uma refeição confecionada maioritariamente com produtos de origem local. Um produto Km0 é um produto com origem local. No caso de Évora a origem é o concelho de Évora.

Foram várias as pessoas que estiveram presentes, e muito interessante o debate que se seguiu. 

 

9-11 Outubro - Reunião de parceiros do projeto NitroPortugal

Vários parceiros do projeto NitroPortugal estiveram reunidos em Évora para analisar os resultados do projeto Horizonte 2020. Este projeto, coordenado pelo ISA conta com a participação de um investigador do ICAAM, prof. Mário de Carvalho.

nitro

templo

2-4 de Outubro de 2017 - REUNIÃO DE PARCEIROS DO PROJETO EUROPEU HNV Link EM MONTEMOR-O-NOVO

IMG_5171

Os 13 parceiros do projeto H2020 HNV-Link,  provenientes de 10 países europeus juntam-se, na cidade de Montemor-o-Novo, ao Sul de Portugal, tendo como anfitrião o ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais) da Universidade de Évora, para discutir e trocar ideias sobre as inovações identificadas na suas regiões de origem, através da iniciativa Feira de Inovações.

Feira de inovações  é o culminar de um ano de trabalho diligente de todos os parceiros do HNV-Link. Para alcançar a Feira de Inovações, cada parceiro realizou: (i) uma avaliação socio-ecológica da sua área, (ii) trabalhou com os stakeholders da sua região na formulação de uma visão que permitisse melhorar a viabilidade socioeconómica e ambiental da sua área agrícola de elevado valor natural, e (iii) identificou e inventariou as inovações já existentes assim como as necessidades de inovação para a mesma área.

 

26 a 29 de Setembro de 2017 - Hands-on Course - Combining Proteomics and Genomics towards the Proteogenomics concept

Durante 4 dias, 16 investigadores de variadas universidades e centros de investigação frequentaram no pólo da Mitra da Universidade de Évora, o Curso hands-on.

Este curso pretende abordar conceitos sobre proteómica e genómica e tratar a integração dos seus dados através do conceito de proteogenómica

colagem_handson

 
 

22 de Setembro de 2017 – DÉCIMA TERTÚLIA DO MONTADO na Herdade da Mitra

22setembro

Nesta tertúlia estiveram presentes 25 individualidades entre proprietários, gestores, investigadores e técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral. Ao longo da sessão foram desenvolvidas e discutidas 3 propostas de medidas agroambientais de apoio ao montado enquanto sistema agro-silvo-pastoril. Mais informações em http://tertuliasdomontado.blogspot.pt. 

 

20 de Setembro de 2017- ECO-SPAA: Avaliação de tecnologias para monitorização do ecossistema de montado solo-pastagem-árvores-animais

Cerca de 80 pessoas desde empresários, a  estudantes e ainda investigadores não quiseram deixar de marcar presença nesta tarde de apresentação de resultados de monitorização do  montado nas vertentes do solo, pastagem, árvores e animais. A tarde passada na Sala de Conferências do Pólo da Mitra foi uma boa oportunidade de intercambio de ideias entre investigadores, startup's e spin off's da universidade de Évora nesta área.  

colagem

 

Julho de 2017 - Acção de Sensibilização na Herdade do Freixo do Meio

A investigadora do ICAAM, Birgit Arnholdt-Schmitt, dinamizou uma ação de informação na Herdade do Freixo do Meio, na qual apresentou o projeto LIVESEED - Improve performance of organic agriculture by boosting organic seed and plant breeding efforts across Europe . Esta apresentação decorreu no âmbito do Mestrado em Agricultura Biologica, da Universidade de Coimbra.

birgit_collage

 

Julho de 2017 - Ciência Viva 2017

ACÇÃO FUNGI: O Reino dos cogumelos – Ciência Viva 2017

Cogumelos comestíveis, venenosos, tóxicos, alucinogénicos, medicinais, pequenos, grandes, com pintas, cores vivas ou nem por isso. Com cheiro agradável, pestilento, aspeto apetecível ou de fugir. Nascidos do chão, em cima das árvores.
Foi neste mundo fascinante dos cogumelos que jovens do 10.º -12.º ano viveram durante 1 semana. Com a ajuda dos investigadores do ICAAM: Celeste Santos e Silva e Rogério Louro, estiveram no laboratório, no campo e em unidade experimentais para que pudessem conhecer melhor estes estranhos “frutos”. 
Parabéns aos jovens e seus orientadores por esta atividade que mostra o que de bom se faz pelo ICAAM

 

COLAGEM

20 de Julho de 2017 - Doutoramento no ICAAM

Foto doutoramento_lenia

A investigadora do ICAAM Lénia Rodrigues foi aprovada, por unanimidade, com Distinção e Louvor , na defesa da sua dissertação de Doutoramento. Depois de apresentada a sua tese foi alvo de elogios tendo-lhe sido dito que "a linha de investigação do seu trabalho, no âmbito da composição da saliva, da sensibilidade gustativa e das escolhas e preferências alimentares  na linha da frente a nível nacional e n o topo a nível mundial " , prestigiando a Universidade de Évora e o ICAAM. Parabéns à Lénia e às suas orientadoras, do ICAAM, Elsa Lamy e Cristina Pinheiro.

 

Semana 17-21 de Julho - Acção MSI-Micróbios sob Investigação - Ciência Viva 2017

Durante esta semana, jovens do 10.º ano estão no Laboratório de Microbiologia do ICAAM, na herdade da Mitra. 
Com a ajuda das investigadoras do ICAAM: Marta Laranjo, Ana Léon e Guilhermina Pias investigam os micróbios.
As investigadoras levam estes jovens mais longe falando-lhes de quatro tipos principais de micróbios: bactérias, fungos, protozoários e vírus, mostrando-lhes que os microrganismos podem ser benéficos ou patogénicos e que alguns são mesmo indispensáveis ao fabrico de alguns alimentos.
Por todas estas razões os Micróbios estão Sob Investigação!

colagem

 

14 de Julho de 2017 -  Prémio para a Alergologia do ICAAM de melhor comunicação na sua área temática (Aerobiology: aeroallergens and their clinical impact)

eaaci

Antunes C, Candeias J, Arriegas R, Tarana I, Galveias A, Martins L, Bento O, Lopes L, Costa A, Buters J. Q. rotundifolia and P. hybrida pollen extracts induced basophil degranulation: study using a cell line expressing human FcERI. EAACI 2017, TPS 03, P620, pp118.

http://www.eaaci.org/documents/congress/2017/Sunday-Prize_Winners-18_June_2017.pdf

 

Semana 10-14 de Julho - Composição dos cereais de pequeno almoço: será verdade o que os rótulos nos dizem?  - Ocupação Cientifica  de Jovens nas Férias 2017

Esta semana e durante 5 dias alunos do secundário estão nos laboratórios do ICAAM para uma ocupação cientifica das suas férias. O trabalho proposto é determinarem a presença de espécies vegetais em misturas complexas (ex. cereais de pequeno almoço), mesmo que presentes em quantidades bastante reduzidas.

Os dias são passados no laboratório de Microbiologia Molecular  com as investigadoras do ICAAM Hélia Cardoso, Isabel Velada e Maria Doroteia Campos.

colagem

 

Dia 11 de Julho de 2017 - Seminário Metabolómica e Proteómica

Organizado pela investigadora Elsa Lamy e dinamizado por um especialista da Agilent Technologies, decorreu no pólo da Mitra da Universidade de Évora e contou com a participação de cerca de 30 pessoas.

Neste seminário apresentou-se o software MassHunter como a plataforma que controla o equipamento, adquire os dados e gere o seu tratamento integrando

colagem

 

Encontro Ciência 2017 | Dias 4 e 5 de Julho | Centro de Congressos de Lisboa

Vários investigadores do ICAAM participaram como oradores convidados, com comunicações, demonstrações de ciência e com posters, no maior Encontro Nacional de Ciência. 

colagem_ciencia2017

Vídeos sobre a Rede AgroNet (Teresa Pinto Correia); sobre o programa PRIMA (Reitora Ana Costa Freitas), Demonstrações de Ciência (Investigadores Rui LOurenço e Ana Alexandre) podem ser visto aqui

 

20-23 de Junho - 15º Congresso da MPU (Mediterranean Phytopathological Uniion)

Esta importante reunião de Proteção de Plantas da região Mediterrânica, decorreu de 20-23 de Junho em Córdoba, e contou com a participação de 3 membros do ICAAM, que pertencem ao NemLab: Cláudia Vicente, Carlos Gutiérrez-Gutiérrez e Margarida Espada. Neste encontro divulgaram ainda o projecto FCT/ PratyTech, do ICAAM.

colagem encontro

(AKU)  - Aga Khan Development Network (AKDN)

- Participantes NemaLab/ ICAAM : Cláudia Vicente, Margarida Espada, Jordana Branco, Paulo Vieira, Manuel Mota- 

- Uma comunicação oral e três posters:

Branco, J., C. Vicente, A.C. Figueiredo, M. Mota and P. Vieira. 2018. Silencing of Pratylenchus penetrans  pioneer genes by in vitro  RNAi nematode soaking assays. European Society of Nematologists (ESN) Conference 2018, 9-13th September, Ghent, Belgium (poster).

Espada, M., S.E. van der Akker, T. Maier, V. Paramasivan, T. Baum, M. Mota, J. Jones. 2018. STATAWAARS: a new promoter DNA motif associated with pharyngeal gland cell expression in Bursaphelenchus xylophilus . European Society of Nematologists (ESN) Conference 2018, 9-13th September, Ghent, Belgium (oral).

 Figueiredo, J., J.M.S. Cardoso, I. Esteves, I.Luci Conceição, I. Abrantes, M. Mota and P. Vieira. 2018. FMRFamide-like peptide family members of Pratylenchus penetrans.  European Society of Nematologists (ESN) Conference 2018, 9-13th September, Ghent, Belgium (poster).

Vicente, C., M. Mota, K. Kamo, J.D. Eisenback, and P. Vieira. 2018. Characterization of a set of cell wall-degrading enzymes of the root lesion nematode Pratylenchus penetrans.  European Society of Nematologists (ESN) Conference 2018, 9-13th September, Ghent, Belgium (poster).